Data de publicação: 28 de Janeiro de 2023, 04:00h, atualizado em 28 de Janeiro de 2023, 00:13h
LOC: Os interessados em aderir ao Simples Nacional têm até a próxima terça-feira, 31 de janeiro. Desde o dia 02, ao todo, mais de 277 mil empresários já fizeram o pedido de adesão. O Simples Nacional é um regime diferenciado para micro e pequenas empresas e oferece benefícios tributários e não tributários.
Os pequenos negócios geralmente são dirigidos pelos seus próprios proprietários. Dessa maneira, não possuem departamentos de contabilidade para cuidar das finanças. E o Simples facilita os processo fiscais da emissão de obrigações, como explica o economista Lauro Chaves Neto.
TEC/SONORA: economista - Lauro Chaves Neto
"O Simples, entre os seus benefícios, traz a grande simplificação tributária com a união de vários tributos, com alíquota diferenciada e também, entre os benefícios não tributários, a simplificação de relatórios, de obrigações fiscais e contábeis".
LOC.: Para o economista, esse regime tributário também contribui na inclusão produtiva de novos empreendedores, podendo assim, impulsionar o faturamento dos pequenos negócios. Para aderir ao Simples Nacional, a micro ou pequena empresa deve ter o limite máximo de 2 milhões e 400 mil reais de faturamento para o mercado interno e externo.
TEC/SONORA: economista, Lauro Chaves Neto
"Contribui para redução das desigualdades, porque está ampliando o mercado dos pequenos negócios. Outra grande vantagem de aderir ao Simples é que em muitos estados ou municípios têm um regime diferenciado para as compras públicas e isso pode alavancar o faturamento dos pequenos negócios."
LOC: A opção pelo Simples Nacional pode ser feita até o final de janeiro, mas vale reforçar que os solicitantes não podem fazer parte das vedações previstas em lei. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual), desde que não tenham passado 60 dias da data de abertura do CNPJ.
O resultado final do pedido de adesão do Simples será divulgado em 15 de fevereiro.
Reportagem, Karina Chagas