Economia - undefined·09 de agosto de 2017

ECONOMIA: PIB do agronegócio deve se manter estagnado em 2017, indica Cepea

<p>N&uacute;meros apresentados levam em conta dados dos primeiros quatro meses do ano</p>

Por Agência do Rádio
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro não deve sofrer grandes variações em 2017. É o que projeta o Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea), em levantamento feito em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Segundo a estimativa, o faturamento anual do setor deve crescer 0,1%. A pesquisadora da equipe macroeconômica do Cepea, Nicole Castro, explica que a renda do segmento tem sido pressionada por conta dos preços desfavoráveis.

“O que a gente fala que vai ficar praticamente estável é que o Cepea chama de PIB renda. Então é um indicador que considera tanto produção do agronegócio quanto os preços reais do agronegócio. E o que tem pressionado principalmente o agronegócio nesse ano é a queda de preços do setor”.

De acordo com a projeção, a pecuária deve ter diminuição de 2,7% este ano, causada pelos resultados negativos da agroindústria. Na prática, isso se reflete diretamente no bolso dos produtores. O pecuarista Sergio Queiroz tem 1850 cabeças de gado em Santa Vitória, Minas Gerais. Apesar de negociar a arroba do boi gordo nos últimos dias por R$ 130, ele conta que as vendas ainda estão abaixo do esperado.

“No início do ano eu vendi boi, entregando boi sabendo que eu estava tomando prejuízo de R$ 120 por boi, mas eu tinha que entregar, o boi estava pronto. No começo do ano eu entreguei uns dois lotes fechando a conta e tomando prejuízo, mas não tinha outro jeito”.

Na contramão da pecuária, o ramo agrícola deve apresentar resultados satisfatórios. Segundo o cálculo do Cepea, o PIB agrícola deverá subir 6,4%, estimulado principalmente pela supersafra. No início do ano, o governo federal já apontava a agropecuária como um dos principais motores para a economia, programando um crescimento do PIB agrícola e pecuário de 3,61%.

Reportagem, Tácido Rodrigues

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page