DUQUE DE CAXIAS: Água parada armazenada de forma inadequada pode trazer riscos à saúde da população

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A água parada, armazenada de forma inadequada, mesmo que seja para consumo próprio,pode trazer riscos à saúde da população. E o motivo é bastante simples: é na água parada que o mosquito transmissor da Dengue, da Zika e da Chikungunya se reproduz. Por isso é importante que você verifique sempre o acumulo de água em vasos de plantas, pneus usados, garrafas e vasilhames jogados no quintal ou em terrenos baldios.
Só neste ano, em Duque de Caxias, de acordo com dados da secretaria municipal de Saúde, já foram notificados 1516 casos de Dengue, 248 de Chikungunya e três mil 558 casos de Zika. Uma das pessoas que sofreu com a Zika em Duque de Caxias foi a médica Maria Cristina Gil, de 51 anos. 

TEC/SONORA: 
Maria Cristina Gil, 51 anos, médica.
“Eu fiquei praticamente de repouso, eu não conseguia levantar, eu não conseguia andar, eu não conseguia fechar as mãos. O meu pé parecia que estava ‘todo formigando’ por baixo, de inchado. A pele ficou brilhosa. E, eu não consegui trabalhar de jeito nenhum, eu não consegui. Realmente, a gente não consegue trabalhar neste momento. As dores ficaram por um mês.”

LOC
: Nem você nem outras pessoas precisam passar pelo o que a médica Maria Cristina Gil passou. Se cada um fizer a sua parte, separando cerca de 10 minutinhos por semana para verificar e limpar locais que possam se tornar focos do mosquito, nós vamos vencer a luta contra a Dengue, a Zika e a Chikungunya. 
Se você quiser saber mais sobre como combater esse mosquito, acesse o site: saúde.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.