Um dispositivo que impede que uma motocicleta funcione se o condutor não estiver usando capacete foi um dos destaques do Mundo SENAI, realizado nos dias 8 e 9 de novembro, no Maranhão. Para Francisco Martins, 23 anos, um dos integrantes da equipe de alunos do curso técnico em eletrônica que criou o dispositivo, apresentar o projeto durante o evento foi uma forma de mostrar o que pode ser aprendido em um curso técnico, considerado por ele como uma importante etapa para chegar ao mercado de trabalho. Ele explica como funciona o dispositivo.
“Nós construímos dois circuitos: um foi instalado na moto e outro no capacete. Esses circuitos possuem uma programação, eles se comunicam. A partir do momento que o motociclista põe o capacete, o capacete envia um sinal para a motocicleta, fazendo ela ligar. Se o motociclista tirar o capacete, passa uns cinco segundos, ela desliga.”
A coordenadora de Relações com o Mercado da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Nadja Brusaca, explica que a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos foi a grande atração do evento e uma oportunidade de uma conversa de jovem para jovem. Ela conta que o objetivo do Mundo SENAI é despertar nos jovens essa curiosidade e esse interesse pela educação profissional.
“Eles desenvolvem projetos e apresentam para mostrar para a sociedade, para as indústrias, resolvendo problemas das indústrias, de que forma eles podem aplicar, na realidade, o que é aprendido em sala de aula.”
Mais de duas mil pessoas, entre comunidade, empresários e estudantes, visitaram as seis unidades onde os projetos inovadores foram apresentados. Palestras e visitas guiadas para que quem passasse pelo evento pudesse conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo SENAI também foram realizadas.
Reportagem, Aline Dias