Data de publicação: 20 de Setembro de 2021, 20:30h, atualizado em 20 de Setembro de 2021, 20:49h
LOC.: Produtores rurais do polo de fruticultura do Distrito Federal e Entorno vão receber do Governo Federal mais de 34 milhões de reais para fortalecer suas cadeias produtivas. Os recursos virão do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e serão usados na compra de máquinas e equipamentos e e em pesquisas de fomento à produção de frutas vermelhas.
O investimento envolve duas frentes. A primeira consiste na doação de equipamentos para associações de produtores do DF e Entorno, com um valor de dez milhões e meio de reais. Os recursos serão repassados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf, que é vinculada ao MDR.
Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, explica como esses investimentos vão fortalecer a produção local de frutas e verduras.
TEC./SONORA: Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional.
"Estamos aqui entregando esses equipamentos, que irão agregar mais valor aos produtos que são consumidos na capital. Essa região congrega mais de 27 mil pequenos produtores que tiram seu sustento na produção de produtos agrícolas e hortifrutigranjeiros, que são consumidos na nossa capital."
LOC.: Já a segunda frente é uma parceria entre o MDR, a Codevasf e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. Serão investidos 24 milhões de reais para as ações de inovação, pesquisa e fomento à produção de frutas vermelhas. Os recursos são provenientes de emenda da bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional.
Presente ao evento de anúncio dos recursos, o presidente Jair Bolsonaro lembrou a importância da fruticultura para a economia nacional.
TEC./SONORA: presidente Jair Bolsonaro.
“A fruticultura é uma coisa que tem se desenvolvido no Brasil. Aqui, vocês estão um pouco mais distantes do mercado consumidor europeu, mas tem um grande mercado consumidor, que é a região Sudeste, a região mais rica do Brasil. Essa iniciativa, que conta com apoio do Governo Federal, é muito bem-vinda. A nossa economia não pode e não vai parar."
LOC.: O polo de fruticultura do DF e entorno foi implementado em junho deste ano, com investimento federal de R$ 1 milhão. Ele reúne cerca de 27 mil produtores familiares do Distrito Federal, de 29 cidades de Goiás e de outras quatro de Minas Gerais.
Para saber mais sobre as Rotas de Integração Nacional apoiadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse, mdr.gov.br