Data de publicação: 19 de Setembro de 2021, 16:26h, atualizado em 20 de Setembro de 2021, 20:55h
LOC.: Municípios brasileiros deverão montar pontos de testagem de Covid-19 em locais de grande circulação. No local, as pessoas serão convidadas a realizarem o teste rápido voluntariamente. Estratégia faz parte do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19, do Ministério da Saúde, e irá distribuir cerca de 60 milhões de testes de antígeno para todo o Brasil até o fim de 2021. O teste em questão é capaz de detectar a contaminação pela Covid-19 em apenas 15 minutos.
Durante evento de lançamento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga comemorou a iniciativa do Ministério.
TEC/SONORA.: Marcelo Queiroga, ministro da Saúde
“O vírus é o nosso único inimigo, nós estamos conseguindo vencer vacinando a população. Agora, ampliando a nossa capacidade de testagem. Todos lembram que no começo da pandemia era difícil realizar os testes, porque a infraestrutura não só do Brasil, mas do mundo todo não existia. Hoje, os nossos sistemas foram aprimorados com investimento do Ministério da Saúde para realizar testes. E a tecnologia evoluiu, agora nós temos os testes rápidos de antígenos que em 15 minutos nos dão resultados.”
LOC.: Nas últimas 24 horas, o Brasil registou cerca de 150 mil novos casos e 935 óbitos de Covid-19, de acordo com a última atualização do Ministério da Saúde. A taxa de letalidade média é de 2,8% e o estado do Rio de Janeiro mantém o indicador mais elevado do País, com 5,12%.
Reportagem, Poliana Fontenele