Data de publicação: 28 de Março de 2023, 04:00h
LOC.: No Brasil, as cem maiores cidades do país perdem, em média, 36,51% de água tratada. O índice nacional é de 40,25%. De acordo com o levantamento, a falta de acesso à água potável impacta quase 35 milhões de pessoas e cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto. Os dados são do Ranking de Saneamento 2023, divulgados pelo Instituto Trata Brasil.
Para melhorar o aproveitamento da água, um projeto de lei pretende quebrar a exclusividade no abastecimento de água por parte das concessionárias públicas e permitir o fornecimento de água potável por fontes alternativas, como reúso, água de chuva e águas residuais.
Para a consultora-executiva em sustentabilidade e bioeconomia Luciana Villa Nova, o reúso da água seria uma solução para aumentar a segurança hídrica.
TEC./SONORA: Luciana Villa Nova, consultora-executiva em sustentabilidade e bioeconomia
“Regular uma água de reuso, estimular novas formas de tratamento de água in loco diminui o custo e, ao mesmo tempo, melhoram a reutilização do volume de água de forma significativa. Então, casos como o de Extrema (MG) e outros casos que vem trabalhando, regulando água de reuso, precisam ser rapidamente implementados”
LOC.: Para o deputado federal, Alex Spinelli Manente (CIDADANIA – SP), as pautas de recursos hídricos precisam ser amplamente debatidas para garantir o acesso do recurso para toda a população brasileira.
TEC./SONORA: Alex Spinelli Manente, deputado federal (CIDADANIA – SP)
“O Brasil é um país que não tem água tratada para mais da metade dos seus habitantes, o que é uma grande preocupação, e nós temos essa questão da mudança climática que precisa ser amplamente debatida para termos água disponível no nosso meio ambiente. Então é fundamental estarmos atentos à pauta do futuro para gerar a condição das pessoas terem acesso a esse bem precioso da nossa natureza”.
LOC.: O projeto de lei tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade. A proposta está aguardando a designação de relator na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados.
Reportagem, Landara Lima.