Data de publicação: 07 de Setembro de 2022, 17:40h, atualizado em 10 de Setembro de 2022, 18:11h
LOC.: Brasileiros foram às ruas nesta quarta-feira, 7 de setembro, para celebrar os 200 anos da Independência do país. Em Brasília, o Bicentenário foi festejado com o tradicional desfile cívico-militar, e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. Há menos de um mês do primeiro turno das eleições presidenciais, o chefe do Executivo recebeu apoio da maior parte do público que encheu as arquibancadas e as margens da Esplanada dos Ministérios.
Depois do desfile, o presidente discursou para os apoiadores em um carro de som. Em sua fala, Bolsonaro disse que é dever de todos jogarem dentro das quatro linhas da Constituição e destacou a recuperação da economia do país.
TEC./SONORA: Jair Bolsonaro, presidente
“Quando parecia que tudo estaria perdido para o mundo, eis que o Brasil ressurge com uma economia pujante, com uma gasolina das mais baratas do mundo, com um dos programas sociais mais abrangentes do mundo, que é o Auxílio Brasil, com recorde na criação de empregos, com a inflação despencando e com um povo maravilhoso entendendo aonde o seu país poderá chegar”.
LOC.: A Polícia Militar do Distrito Federal não informou o número de pessoas que participaram do evento. Vieram a capital federal brasileiros de todos os cantos do país.
Moradora do município de Ariquemes (RO), Leidiane Amaro chegou à Brasília na manhã desta quarta após quatro horas de voo, não dormiu, e já foi direto para a Esplanada dos Ministérios.
TEC./SONORA: Leidiane Amaro
“Estou com o pé doendo, com sono, mas valeu muito a pena. Foi muito emocionante. É um momento único, que deve ser lembrado todo ano, que não pode morrer. É o momento em que a gente gritou o grito da Independência. Queremos que o nosso Brasil continue crescendo, evoluindo, para a gente chegar em um padrão de primeiro mundo”.
LOC.: Quem foi ao desfile pôde curtir o espetáculo de cores no céu proporcionado pela esquadrilha da fumaça e o cortejo cívico-militar. Como de costume, os veículos das Forças Armadas, como os tanques de guerra e os caças, chamaram a atenção. A novidade da vez, festejada pelo público, foi a exibição de tratores do agronegócio brasileiro.
Reportagem, Felipe Moura.