LOC.: De acordo com o Ministério da Saúde, foram distribuídas, até a última sexta-feira (26), cerca de 1,7 milhão de doses de vacina contra a dengue — e, dessas, 814.698 foram aplicadas no público-alvo pelo SUS. Ao todo, 1.330 municípios brasileiros foram contemplados.
Até essa terça-feira (30), o país havia registrado 4,1 milhões de casos prováveis de dengue, 1.937 mortes confirmadas — e 2.345 estão em investigação.
A fisioterapeuta Cynara Ferreira, que mora em Salvador, conta que teve um quadro grave de dengue e precisou ficar quatro dias na UTI.
TEC./SONORA: Cynara Ferreira - fisioterapeuta
“É uma doença muito ruim. Os sintomas são bem pesados e o medo da gente da gente ter um tipo mais grave da doença é iminente. A minha apresentação foi com sinal de alarme para sangramento, então eu fiquei muito mal, tive prostração, febre, dor de cabeça, fiquei com inapetência generalizada, não conseguia comer nem beber nada”.
LOC.: Na ordem, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Goiás apresentam maiores coeficientes de incidência — taxa que estima o risco de ocorrência de casos em uma determinada população, considerando 100 mil habitantes.
Segundo o último boletim epidemiológico do Distrito Federal, divulgado no dia 20, até a semana 16 foram 236.579 casos prováveis de dengue, um aumento de 1.491,8% em residentes no DF se comparado ao mesmo período do ano passado.
Já a cobertura vacinal do público-alvo no Distrito Federal ficou em 30,3%, até o dia 15 de abril.
Em Minas Gerais, já são 556.480 casos confirmados para a doença.
O estado de São Paulo concentra o maior número de mortes (468) e casos graves (9.006).
Em todo o país, a faixa etária mais atingida é a de adultos entre 20 e 29 anos. A infectologista Joana Gonçalves explica porque as arboviroses acometem mais pessoas nesta faixa.
TEC./SONORA: Joana Gonçalves - infectologista
“O adulto jovem se expõe mais, ele vai em camping, em região de mata, ele vai no habitat onde a gente tem circulando diversos vírus. Então a possibilidade de infecção, de adoecimento é maior em quem se expõe ao risco. Então, geralmente é esse o cenário”.
LOC.: O Ministério da Saúde destinou 140 milhões de reais para apoiar estados e municípios no enfrentamento das arboviroses. Acre, Amapá, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro foram contemplados com recursos após declarar emergência.
Reportagem, Yumi Kuwano