Desenvolvimento Regional - Defesa Civil·09 de março de 2022

Defesa Civil Nacional promove reunião de preparação para as cheias no Norte do País

Atualmente, estão vigentes alertas geo-hidrológicos para os estados do Acre, Amazonas e Pará

Por
Ouvir · 00:01:50

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A Defesa Civil Nacional promoveu, nesta terça-feira (8), uma reunião técnica de preparação para as cheias no Norte do País, com a participação de agentes estaduais de Proteção e Defesa Civil. O encontro virtual teve como foco o nivelamento do diagnóstico e das previsões meteorológicas e hidrológicas para os próximos meses, que indicam possibilidade de cheias acima da média em determinadas bacias e abaixo em outras.

Durante a reunião, além do prognóstico climático, foram debatidas as ações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para apoiar os estados do Norte. Entre elas, estão o monitoramento das chuvas e dos rios, operações de resposta aos desastres, reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública e, consequentemente, liberação de recursos para socorro e assistência da população afetada, além do envio de Grupos de Apoio a Desastres (Gade) e mobilização de órgão federais.

SANEAMENTO: Onze estados recebem mais de R$ 17 milhões para dar continuidade em obras de saneamento

GOIÁS: Governo Federal investe R$ 5,7 milhões na continuidade de obras de saneamento básico

“Reunimos os estados que podem ser impactados pelas cheias para passarmos informações sobre a tendência meteorológica para a região. Posteriormente, vamos passar instruções sobre as possibilidades de apoio do Governo Federal no caso de um desastre”, observou o diretor do Cenad, Armin Braun.

De acordo com o Cenad, um estudo do último trimestre alerta para a previsão de volumes irregulares de chuvas nos estados da Região Norte, com algumas áreas afetadas por chuvas acima da média e outras, abaixo do esperado. Atualmente, já estão vigentes alertas geo-hidrológicos para o Acre, Amazonas e Pará.

“Tendo em vista a previsão de chuvas acima da normalidade, a emissão de boletins e alertas em tempo real é ainda mais necessária, assim como a atenção dos agentes estaduais de Defesa Civil para isso”, observou o coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, ressaltando também a situação das bacias. “De uma maneira geral, os níveis [das bacias] estão aumentando, mas já esperávamos um cenário assim nesta época do ano”, informou.

Autor não encontrado

As informações do autor desta matéria não estão disponíveis.

CONTINUE LENDO

Mais sobre Defesa Civil

Ver editoria completa
t-page