
LOC.: Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil imunizou 80% da população com a segunda dose da vacina contra o coronavírus. Ao todo, 143 milhões de brasileiros concluíram o ciclo de imunização.
O epidemiologista do curso de saúde pública da Universidade de Brasília, Walter Ramalho, explica a importância de tomar as duas doses da vacina contra o vírus.
TEC./SONORA: Walter Ramalho, epidemiologista do curso de saúde pública da Universidade de Brasília
“A ideia é que com duas doses tenhamos a eficácia desejada. A OMS preconiza para a Covid-19 uma imunidade eficaz acima de 50%. As vacinas que nós temos aqui no Brasil giram em torno de 60% a 70% da CoronaVac e da AstraZeneca. Vale lembrar que, com uma dose apenas, a eficácia é muito menor e a conversão para as células de imunidade são muito baixas.”
LOC.: A psicóloga Amanda Oliveira, de 37 anos, tomou as duas doses. Moradora de Brasília, ela afirma que isso garantiu a volta de momentos de descontração e entretenimento na vida dela.
TEC./SONORA: Amanda Oliveira, psicóloga
“Realmente me senti mais segura para poder estar em outros ambientes, para ir a outros lugares que não ia desde 2019, como sentar para tomar um café, sair para dançar.”
LOC.: Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, houve ampliação da disponibilidade da dose de reforço para todos os brasileiros com mais de 18 anos. Essa nova etapa da imunização deve ser realizada quatro meses após a aplicação da segunda dose.
Reportagem, Marquezan Araújo