LOC.: No Brasil, os casos da gripe H3N2 já são registrados em pelo menos 17 estados e no Distrito Federal. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia e Rio Grande do Norte são as Unidades da Federação mais afetadas.
Como o Brasil passa por um cenário pandêmico provocado pelo coronavírus, sintomas como espirro e tosse já acendem um alerta, pois podem ser sinais de Covid-19. Em junho de 2021, o portal Brasil61.com trouxe à tona as diferenças entre gripe, resfriado e Covid-19.
Na ocasião, o portal ouviu a infectologista Ana Helena Germoglio, que destacou a importância de saber diferenciar cada enfermidade. Nesta terça-feira (28), ela voltou a conversar com a reportagem, agora com informações sobre o H3N2.
TEC./SONORA: Ana Helena Germoglio, infectologista
“O H3N2 não estava contemplado nessa última vacina que foi oferecida. Provavelmente, ele veio importado de algum turista, porque foi, inicialmente, descoberto na Austrália. Então, o fato de ele não estar contemplado na vacina faz com que os indivíduos do Brasil não tivessem imunidade contra ele.”
LOC.: A infectologista Helena Rangel Esper explica que os sintomas do H3N2 são semelhantes aos da Covid-19, o que dificulta um diagnóstico preciso sem exames direcionados.
TEC./SONORA: Helena Rangel Esper, infectologista
“Os sintomas da Covid-19 são muito parecidos com os da Influenza H3N2. Geralmente se inicia com dor no corpo, pode haver dor de garganta, dor de cabeça. Não tem como diferenciar só pelos sintomas. Teria que fazer realmente um exame para sabermos o qual o responsável pela síndrome.”
LOC.: Inicialmente, a OMS divulgou os principais sintomas da Covid-19 como sendo a febre, cansaço, tosse seca, perda do paladar ou do olfato. Após o surgimento das variantes, os sintomas clássicos sofreram mudanças, como aparecimento de coriza, espirros e dores pelo corpo.
Reportagem, Marquezan Araújo