
LOC.: A partir das 10 horas desta segunda-feira, dia 23, a Receita Federal disponibiliza a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. Este lote será destinado apenas aos contribuintes prioritários. O crédito bancário, que contempla SEIS MILHÕES, QUINHENTOS E QUARENTA E CINCO MIL E TREZENTAS E VINTE E DUAS declarações, chega a 11 bilhões de reais e será realizado durante o dia 30 de junho.
Dos 11 bilhões de reais, UM MILHÃO, SETECENTOS E OITENTA MIL E SEISCENTOS E OITENTA E OITO reais serão destinados aos contribuintes com prioridade legal, ou seja, idosos acima de 80 anos, que somam cerca de cento e quarenta e oito mil e noventa restituições. Para o grupo de contribuintes entre 60 e 79 anos, foram liberadas UM MILHÃO, QUARENTA E QUATRO MIL E QUINHENTAS E OITENTA E CINCO restituições. Já as pessoas com deficiência física ou mental, ou com moléstia grave, totalizam noventa e um mil e trezentas e e sessenta e três restituições.
Já para os contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério, estão destinadas quatrocentas e noventa e seis mil e seiscentos e cinquenta restituições. Além disso, aqueles que não possuem prioridade legal, mas que receberam a receberam por terem utilizado a declaração pré-preenchida e optado por receber a restituição via PIX, compõem um grupo de QUATRO MILHÕES, SETECENTAS E SESSENTA E QUATRO E SEISCENTAS E SESSENTA E QUATRO MIL restituições.
Para aqueles que desejam realizar a consulta, basta acessar o site do governo federal e buscar por “Meu Imposto de Renda”, ou acessar o app da Receita Federal. No site, o usuário pode optar por uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração. Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração e corrigir as informações incorretas.
As políticas da Receita Federal do Brasil exigem que restituição só pode ser paga em conta bancária de titularidade do contribuinte. Portanto, em caso de erro nos dados bancários, a Receita Federal oferece um serviço de reagendamento, disponibilizado pelo Banco do Brasil, no prazo de até um ano. Esse serviço pode ser acessado por meio do Portal BB.
Nos casos em que o contribuinte não resgata o valor de sua restituição dentro do prazo de um ano, é necessário abrir um requerimento pelo portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Reportagem, Myllena Barbosa