LOC.: Cidades do norte do país enfrentaram nas últimas semanas a pior seca em 120 anos. A estiagem e o baixo volume dos rios na região Norte do país pioram a qualidade da água que abastece a população amazônica. Isso afeta diretamente a saúde da população, principalmente das crianças. É o que alerta o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef. Quem explica é o oficial de Água, Saneamento e Higiene do Unicef Brasil, Rodrigo Resende.
TEC/SONORA: Rodrigo Resende, Oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF Brasil
“Uma das principais consequências associadas a falta ou precariedade dos serviços de saneamento básico é o impacto direto na saúde e no bem-estar social de crianças e adolecentes — população que é extremamente vulnerável a diversas doenças associadas ao saneamento inadequado — e que podem prejudicar diretamente o desenvolvimento físico e intelectual principalmente na fase da primeira infância, que vai até os
6 anos.”
LOC.: O Unicef alerta para os perigos da diarreia aguda, da hepatite A e até mesmo da cólera, doenças que são transmitidas por meio da água contaminada. Geani Souza, do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Amazonas, fala sobre a importância do hipoclorito de sódio, principalmente nas regiões onde não há abastecimento de água tratada.
TEC/SONORA: Geani Souza, do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas
“São frascos de 50 ml onde você adiciona duas gotas a cada litro de águapara o seu tratamento. Essa é uma estratégia usada pela atenção básica que faz a distribuição desse insumo, principalmente nas comunidades rurais, mas também nas áreas urbanas onde a população não tem acesso a água tratada.”
LOC.: A primeira recomendação para evitar a contaminação, segundo o Ministério da Saúde (MS), é filtrar a água. Depois, o indicado é adicionar o hipoclorito.
Vale lembrar que a diarreia aguda pode levar a quadro de desidratação grave, se não for tratada. Por isso, em caso de sintomas, que incluem a diarreia, febre alta, dor de cabeça, dor abdominal e mal-estar, os pais devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.
Reportagem, Lívia Braz
SPOT
LOC.: A estiagem e o baixo volume dos rios no norte do país afetam diretamente a saúde da população, principalmente das crianças. É o que alerta o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef. Doenças como hepatite A e diarreia podem ser transmitidas pela água contaminada. É importante ficar atento às características como gosto, cor e o cheiro da água. Se for observada alguma alteração nesses aspectos, a orientação é não consumir a água e buscar uma fonte segura para o consumo. É possível usar hipoclorito de sódio para melhorar a sua qualidade, adicionando duas gotas do produto para cada litro de água. Daí, precisa deixar agir por 30 minutos. Na falta do hipoclorito, a melhor maneira de evitar a contaminação é ferver a água por cinco minutos. Lembrar que sempre antes de utilizar o hipoclorito ou ferver a água, é importante filtrar ou coar a água, com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Vale lembrar que a diarreia aguda pode levar a quadro de desidratação grave, se não for tratada. Por isso, em casos de sintomas, os pais devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. Ah, enquanto isso, mantenha a criança sempre hidratada.
Reportagem, Lívia Braz