LOC: A Medida Provisória que adiciona um valor adicional ao Auxílio Brasil pode ser votada pelos parlamentares nesta semana. Ainda sem um relator designado, analistas estimam que a medida deve ser apreciada apenas no final de abril.
A medida provisória foi encaminhada em dezembro do ano passado pelo governo federal para o Congresso. Hoje, a média de valor do Auxílio Brasil é de 224 reais. Com a MP, o valor pode chegar a 400 reais para famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Mas o benefício extra tem previsão de durar apenas até dezembro deste ano.
O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) adiantou que votará favoravelmente. Entretanto, ele defende que R$ 600,00 seria um valor mais adequado ao momento pelo qual o Brasil está passando. Além disso, ele critica o fato de a proposta só complementar a renda até dezembro.
TEC//SONORA: Deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA)
“Nós entendemos que é necessário o Brasil ter planejamento e não ficar improvisando coisas. Os problemas sociais vêm de longe e se agravaram com a pandemia e vão perdurar ainda por algum tempo, enquanto não se faz políticas mais perenes com desenvolvimento econômico melhor distribuição de renda. Por isso, esse período que está definido aí ele é insuficiente. Como política temporária e improvisação não resolve o problema não aborda na dimensão que é necessário abordar tanto Nós vamos continuar defendendo que ah se transforme em política permanente que seria a renda básica.”
LOC: Para 2023 não há previsão do pagamento deste benefício extra. Os beneficiários da MP são as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Se encaixam nesses critérios aquelas famílias que possuem renda mensal per capita de até R$ 210,00. O Auxílio Brasil é coordenado pelo Ministério da Cidadania, que é responsável por gerenciar os benefícios do Programa e o envio de recursos para pagamento.
Reportagem, Angélica Cordova