COLATINA (ES): Cidade tem bons números, mas ainda necessita de mais doações de sangue

Alguns períodos, como as férias no meio do ano, atrapalham coletas de sangue mas não de forma significativa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os estoques de sangue do Hemocentro de Colatina estão bons. Apesar de na cidade ocorrer grande movimentação de pessoas na área rural para trabalhar com a cafeicultura, os números conseguem atender a rede pública local e de mais nove municípios próximos à cidade. De acordo com o diretor do Hemocentro Regional de Colatina, José Carlos Tosato, a necessidade é por mais doadores que possam realizar a ação no período estipulado pelo Ministério da Saúde. Homens realizam doações a cada três meses. Mulheres podem doar a cada quatro meses. O diretor ainda comenta que a maior importância desse gesto é para que nunca falte a quem necessita.

TEC./SONORA: José Carlos Tosato, diretor do Hemocentro Regional de Colatina.

“Mesmo com o avanço científico e tecnológico, ainda não foi encontrada uma maneira de produzir o sangue artificialmente. Então, na ausência do sangue industrial, nós contamos e precisamos muito das doações. Se você não doar o sangue, o sangue irá faltar para quem precisa. Então é muito importante que você busque o hemocentro mais próximo e efetue a sua doação.”

LOC.: Doando sempre visando ao bem do próximo, o advogado de 43 anos, morador do bairro de Moacir Brotas, Hocilon Rios, já realiza esse gesto desde 2003. Casado e pai de dois filhos, ele diz que, sem o doador, o hemocentro não iria existir, por isso a importância de contribuir sempre. Ele comenta que não dá preferência para pessoas próximas, até porque, qualquer um pode precisar de uma doação.

TEC./SONORA: Hocilon Rios, advogado.

“Meu sentimento é de poder contribuir com alguém e salvar uma vida. Não quero saber quem foi a pessoa que usou essa bolsa de sangue, eu quero saber se ela vai se sentir bem, tendo eu contribuído de alguma forma para que ele se sinta melhor e eu tenha salvado a vida dele.”

LOC.: Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Esse gesto pode salvar até quatro vidas. Para realizar essa contribuição fundamental, a pessoa deve estar saudável, pesar mais de 50 quilos e ter de 16 até 69 anos. O Hemocentro Regional de Colatina está localizado no centro da cidade, na Rua Cassiano Castelo. O funcionamento do local é de sete da manhã até o meio-dia e meia, de segunda a sexta. O telefone para contato da unidade é o 3177-7930. Repetindo: 3177-7930. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.