Divulgação INPE
Divulgação INPE

TEMPO: Clima seco no Centro-Oeste e sol no Sudeste; pancadas de chuvas no Norte, Sul e leste do Nordeste

Segundo o Inmet, entre o Mato Grosso e oeste de Goiás, há riscos de incêndios florestais.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE PREVISÃO DO TEMPO


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para a próxima semana. Entre 25 de julho a 2 de agosto, os maiores acumulados de chuva estão previstos para as regiões Sul e Noroeste do país, bem como a costa leste. Em grande parte do Brasil Central e interior do Nordeste, o tempo seco vai predominar. 

Segundo o Inmet, os riscos de queimadas e incêndios florestais continuam altos em todo o Centro-Oeste, especialmente entre o Mato Grosso e oeste de Goiás, por conta da baixa umidade do ar. No Distrito Federal, massa de ar seco e tempo quente prevalecem ao longo da semana.

No Sudeste, na maior parte da região, haverá predomínio de sol durante a semana. Apenas entre o Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais, são esperadas chuvas isoladas.

Entre segunda e terça-feira, a passagem de uma frente fria causa temporais no Sul e Sudeste do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo ficará com sol entre poucas nuvens. Na quinta-feira, as pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas isoladas, devem atingir a porção Oeste de Santa Catarina, Sudeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul.

As pancadas de chuva estarão mais concentradas no extremo norte da região Norte, principalmente entre o Norte do Amazonas e Roraima, onde são esperadas chuvas intensas, trovoadas e rajadas de vento isoladas. No Amapá e Norte do Pará, a previsão é de chuvas isoladas durante a noite.

Durante a semana, há previsão de chuvas sobre o recôncavo baiano e Sul da Bahia, que em alguns momentos podem ser fortes, com acumulados significativos, podendo causar alagamentos em algumas áreas. Nas demais regiões da faixa litorânea, o tempo ficará com muitas nuvens e chuvas isoladas. Entre quinta e sexta-feira, as chuvas devem intensificar e se espalhar pelo interior, atingindo toda a faixa Leste e Litoral da região.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.