Tempo - São Paulo·30 de janeiro de 2022

Chuvas em SP: regiões do estado entram em nível máximo de alerta

Alerta vermelho aponta para grandes alagamentos e transbordamentos de rios até o meio-dia desta segunda-feira (31)

Por Luciano Marques
Ouvir · 00:01:23

DIVULGAÇÃO/Agência Brasil/Marcelo Camargo

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou aviso de alerta vermelho para chuvas em São Paulo. As chuvas no estado devem ser superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia até, pelo menos, as 12h desta segunda-feira (31).

O volume de água pode causar riscos de grandes alagamentos e transbordamento de rios, além de grandes deslizamentos de encostas. As principais áreas e municípios afetados são Presidente Prudente, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Campinas, Metropolitana de São Paulo, Assis, Araraquara, Litoral Sul Paulista e São José do Rio Preto.

A orientação do Inmet é para que a população tenha cuidados extras no período de alerta vermelho:

  • Desligar aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
  • Observar alteração nas encostas.
  • Permanecer em local abrigado.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo, a cidade tinha, neste domingo, sete pontos de alagamento. Nesta segunda-feira (31), ainda segundo o Centro, persistem as condições de chuvas alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia. Entretanto, as precipitações mais intensas seguem se concentrando entre a tarde e a noite. Os termômetros variam entre mínimas de 18°C e máximas de 24°C.

SOBRE

Luciano Marques

Jornalista há 20 anos, com experiência em diversas mídias, passando por rádio e a TV, mas, mais especificamente, nos principais jornais impressos da capital, Correio Braziliense e Jornal de Brasília. Além disso, exerceu a profissão em importantes órgãos, como Ministério da Educação, Procuradoria Geral da República, Ministério da Saúde, Banco Central e Ministério do Meio Ambiente. Em todos eles, desempenhou as funções de redação, edição, revisão de textos, fotojornalismo, assessoria, entre outros.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre São Paulo

Ver editoria completa
FPM22 de outubro de 2026

São Paulo recebeu R$ 6,9 milhões do FPM no 2º decêndio de outubro

O crédito do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, caiu na conta da capital paulista na terça-feira, 20 de outubro, referente ao segundo decêndio do mês.

Previsão do tempo22 de outubro de 2026

Previsão do Tempo: São Paulo/SP tem quinta com chuva e máxima de 25°C

A previsão do Inmet para esta quinta-feira (22) em São Paulo/SP indica muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre 17°C e 25°C.

Meio ambiente15 de outubro de 2026

Seis anos de espera: entidades recorrem à Justiça para fazer valer lei dos descartáveis em São Paulo (SP)

Oceana, Idec e IDC pedem ao TJSP que determine prazo para prefeitura publicar decreto necessário à aplicação da norma

t-page