A Tuberculose ainda existe. E continua afetando os brasileiros. Só no ano passado, pelo menos 2.500 pessoas contraíram a doença apenas no Maranhão; 75 delas morreram. Em Caxias, foram registrados 56 casos. É importante lembrar que a Tuberculose mata, mas ela tem cura. E o tratamento é oferecido gratuitamente no SUS. A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose de Caxias, Socorro Moura, destaca que os pacientes que iniciarem o tratamento devem fazê-lo até o final.
“É importante que ele não abandone, e que a equipe dê um apoio a esse paciente e deixe ele bem esclarecido sobre a doença dele, para que ele não venha a abandonar. Porque, cada vez que ele abandona, ele pode se tornar o que nós chamamos de multirresistente. Então, de repente, aquela medicação do esquema básico já não vai servir para combater a doença.”
Além de ter que voltar o tratamento com uma medicação mais forte, porque certamente os sintomas vão voltar, o período do tratamento será maior. E o mais perigoso é o paciente transmitir essa bactéria mais resistente para outras pessoas. É importante ficar atento aos sintomas para fazer o diagnóstico o quanto antes. O pintor Francisco José, de 52 anos, que mora no bairro de Seriema, conta que começou a sentir sintomas e buscou atendimento médico. Ele conta que tossia muito e ficava com muito frio durante a tarde. Ouça o relato.
“Eu não sabia que estava com Tuberculose, então eu estava fazendo um tratamento para Chikungunya, né? E não estava funcionando. Aí foi que minha esposa pegou todos os exames que eu já tinha feito, de tosse e tudo mais, e levou no posto. E aí o médico percebeu que os exames não tinham sido feitos de forma correta e pediu para que eu repetisse. Aí é que chegou ao ponto de descobrir que eu estava era com Tuberculose.”
Depois que iniciou o tratamento correto, ele conta que logo teve uma melhora nos sintomas, mas, mesmo assim, continuou até o final. Fique atento, você também! Tossiu por mais de três semanas? Está com febre ou suando demais a noite? Procure ajuda médica. Vamos deixar essa história no passado. Tuberculose tem cura. Todos juntos contra a Tuberculose. Para mais informações, acesse saude.gov.br/tuberculose.
#TBtemCura