Brasil - undefined·09 de agosto de 2018

Casamento de menores de 16 anos pode ser proibido

<p>Se aprovado em Plen&aacute;rio sem altera&ccedil;&otilde;es, o projeto de lei seguir&aacute; para san&ccedil;&atilde;o presidencial</p>

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:01:28

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Foto: EBC

De acordo com estimativas feitas pela ONG Promundo, o Brasil é o quarto país do mundo com maior número de registros de casamento infantil. Por conta disso, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta semana o projeto que estabelece a proibição do casamento de menores de 16 anos.

A relatora na CCJ, senadora Marta Suplicy, do MDB de São Paulo, pediu para que a proposta fosse à Plenário com regime de urgência, afinal, adolescentes nesta idade não estão preparados para tamanha responsabilidade.

“Nós sabemos que é muito danoso para jovens contraírem um casamento com 16 anos - muitas vezes por motivos religiosos, por motivo de gravidez, não importa - a pessoa não está preparada. E é a menina que vai pagar o maior preço, pois muitas delas, a maioria, acaba saindo da escola.”

Atualmente, o Código Civil permite o casamento de menores de 16 anos com autorização de ambos os pais ou de seus representantes legais. Neste caso, o projeto de lei eliminaria essa exceção.

Os dados da ONG Promundo apontam também que três milhões de brasileiras afirmaram ter casado antes de completar 18 anos, que é o marco da maioridade para atos da vida civil.

Se for aprovado em Plenário sem alterações, o projeto de lei seguirá para sanção presidencial.

Reportagem, Cintia Moreira
 

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page