Saúde - undefined·08 de março de 2016

CARIACICA (ES): Grávidas vão ter nova Caderneta da Gestante com dicas de prevenção ao Aedes

<p>59 mil cadernetas v&atilde;o ser distribu&iacute;das em todo o estado</p>

Por Agência do Rádio
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

REPÓRTER: As grávidas de Cariacica, inscritas no Sistema Único de Saúde, o SUS, vão passar a receber a nova Caderneta da Gestante, lançada pelo Ministério da Saúde. O documento é utilizado para registrar consultas, exames e vacinas no período de gestação das mulheres. A nova Caderneta da Gestante traz informações importantes sobre prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como o Zika vírus. Em todo estado do Espírito Santo, mais de 59 mil cadernetas vão ser entregues. No documento vai ser possível, tanto a mulher quanto o parceiro, fazer anotações como cuidados importantes durante a gestação, sinais de trabalho de parto, cuidados com recém-nascido e amamentação. A caderneta vai estar disponível em todos os serviços de saúde do município que realizam pré-natal pelo SUS. A coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela, explica que a nova Caderneta da Gestante vai possibilitar os profissionais em saúde a acompanhar o período de gestação em detalhes.
SONORA: coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela
“São informações sobre o Aedes aegypti e a infecção pelo o vírus Zika. tanto a para as mulheres quanto a parte dos profissionais, onde tem um cartão também de acompanhamento da gestação, existe ali um campo especifico para que o profissional se a mulher teve ou está com aquelas manchas vermelhas, identificando uma possível infecção pelo vírus Zika.”
REPÓRTER: Em Cariacica, Nova Rosa da Penha, Nova Brasília e Vale dos Reis estão sofrendo com infestação do Aedes. Mais de 260 agentes percorrem as ruas do município para combater o mosquito. Mas, é preciso que a população coopere e abra as portas das casas para a visita dos agentes, como pede o secretário Municipal de saúde, Marcelo Machado
SONORA: Secretário municipal de saúde de Cariacica - Marcelo Machado 
“Porque a gente sabe, como tem sido amplamente divulgado, que esses focos , na maioria das vezes, são domiciliares.”
REPÓRTER:Cerca de três milhões e duzentas mil novas Cadernetas da Gestante estão sendo impressas e distribuídas em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento é de três milhões e 700 mil Reais.
Reportagem, Raphael Costa
SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page