TEC/SONORA: Clarissa Siqueira, Secretária Municipal de Saúde
“Seguindo as orientações que recebem dos agentes em relação ao armazenamento da água para evitar o acúmulo. Apesar de todas as orientações que são dadas, caso reste alguma dúvida, a Secretaria de Saúde disponibiliza um agente para voltar na casa, para a pessoa rever as informações que foram repassadas e seguir as orientações.”
TEC/SONORA: Claudenice Pontes, Gerente de Vigilância em Saúde do estado
“Esse é o nosso maior problema. Eles usam muito baldes e tonéis. Então, nós orientamos para que essa água seja armazenada corretamente. Não deixem nenhuma abertura para que o mosquito possa entrar e se proliferar. Se você encontrar larvas nos seus depósitos, tente recolher porque podem se tornar um mosquito transmissor de doenças.”
LOC: O Ministério da Saúde recomenda que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o mosquito dentro de casa. Mas você pode ajudar ainda mais. Converse com seus vizinhos, troquem ideias, façam mutirões de limpeza. O importante é todo mundo entrar nessa luta. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.