Brasil tem 12,7 milhões de pessoas desempregadas, aponta pesquisa

Número de brasileiros que trabalham por conta própria aumentou no último trimestre
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Cerca de 12,7 milhões de pessoas estão sem emprego no Brasil. Pelo menos é o que aponta a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, a PNAD Contínua, divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (30). Segundo a pesquisa, a taxa de desemprego recuou 0,6 pontos percentuais no trimestre de agosto a outubro de 2017 no comparativo com os meses de maio a junho. O índice atingiu os 12,2%. Na comparação com o mesmo trimestre de 2016, quando a marca ficou em 11,8%, a taxa aumentou 0,4 pontos.

12,7 milhões de pessoas estão sem emprego no país

Os dados mostram que 91,5 milhões de pessoas estão trabalhando, o que representa um aumento de 1% em relação ao trimestre relativo a maio, junho e julho deste ano. Na análise com o mesmo período de 2016, a PNAD registrou uma alta de 1,8%.

O número de pessoas trabalhando com carteira assinada se manteve estável, com registro profissional de 33 milhões de pessoas. Na comparação com o mesmo trimestre de 2016, a PNAD registrou uma queda de mais de 2%. Já o número de pessoas que trabalham por conta própria aumentou. São 23 milhões de brasileiros levando em conta o trimestre de agosto a outubro, um crescimento de 1,4% com o período anterior.

Reportagem, Raphael Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.