BRASIL: Governo brasileiro vai arrecadar R$ 3,7 bilhões com leilão de quatro aeroportos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre foram concedidos à iniciativa privada na semana passada por meio de um leilão e a disputa pelos quatro aeroportos ocorreu de forma simultânea, para estimular a competição. O valor arrecadado foi de mais de 1,4 bilhões de reais, 93,75% a mais que o valor mínimo estipulado pelo governo federal. Três empresas europeias levaram a concessão dos quatro aeroportos e em 30 anos, que é o período previsto para a concessão, o governo deverá arrecadar 3,7 bilhões de reais. De acordo com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, a previsão é que sejam investidos em torno de 6,5 bilhões de reais nos quatro terminais em 5 anos.

TEC./SONORA: Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa

“Ganha principalmente o usuário da aviação civil, o povo brasileiro vai ter aeroportos com mais qualidade. Investimentos na ordem de R$ 6,5 bilhões de reais serão feitos nos próximos 5 anos. E ganha principalmente o Brasil porque o resultado deste leilão demonstra que o país retomou a credibilidade do mercado internacional.”

LOC.: O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, comemorou o sucesso do leilão.

TEC./SONORA: Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco.

“O leilão foi um sucesso, uma demonstração de que o esforço que estamos fazendo, que o governo Temer faz, no sentido de colocar o Brasil nos trilhos está dando resultados, se reestabeleceu a confiança interna, a confiança externa.”

LOC.: O Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, José Ricardo Botelho, conta quais são os próximos passos dos novos operadores estrangeiros.

TEC./SONORA: Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, José Ricardo Botelho.

“Agora são diversas etapas: apresentação de determinadas documentações, checagens técnicas que os técnicos da agência vão fazer até a assinatura do contrato, cuja a previsão é a partir de julho."

LOC.: O prazo de concessão dos aeroportos de Fortaleza, Salvador e Florianópolis é de 30 anos. O de Porto Alegre, 25 e os contratos só poderão ser prorrogados uma única vez, por cinco anos. Esta foi a quarta rodada de concessões. A primeira foi em 2011. De lá para cá, 10 aeroportos brasileiros já foram concedidos à iniciativa privada.


Reportagem, Cintia Moreira

Receba nossos conteúdos em primeira mão.