LOC.: Os ministros da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, e do Paraguai, Julio Vargas, assinaram um acordo de fortalecimento na atenção e vigilância à saúde em regiões de fronteira. O compromisso foi assinado nesta sexta-feira (19), durante a a Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul, em Foz do Iguaçu (PR). O compromisso estabelece a criação do Comitê Binacional de Saúde na Fronteira, entidade que terá a participação de autoridades sanitárias do Brasil e do Paraguai. Os dois países vão trabalhar em conjunto na aplicação de orientações e medidas sanitárias em municípios que são vizinhos, mas pertencem a países diferentes. É o que explica o ministro Marcelo Queiroga.
TEC./SONORA: Marcelo Queiroga, ministro da Saúde
“E com isso, estarmos mais seguros, não só para pôr fim à pandemia da Covid-19, mas para enfrentar outras emergências sanitárias que possam espreitar os nossos países. Assim, eu agradeço muito aos ministros que compõem o Mercosul Saúde.”
LOC.: Nesta sexta-feira (19), o Ministério da Saúde também anunciou que o Brasil chegou ao número de mais de 300 milhões de doses de vacina aplicadas. Outro dado importante é a queda da média móvel de óbitos em 91,7%, desde o pico da pandemia, registrado em abril.
Durante a reunião, a ministra da Saúde da Argentina, Carla Vizzotti, que é médica infectologista e fundadora da Sociedade Argentina de Vacinação e Epidemiologia (SAVE), elogiou o trabalho do Brasil no combate à Covid-19, apesar dos números que a doença fez por aqui.
TEC./SONORA: Carla Vizzotti, ministra da Saúde da Argentina
“É um símbolo muito importante de esforço, e é um esforço enorme quando um país decide, por meio do Ministério da Saúde e junto com todos os governos - nacional, estaduais e municipais - dar uma resposta à pandemia.”
LOC.: O Brasil registrou mais 13.355 casos e 226 óbitos por Covid-19, de acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia, mais de 22.003.317 milhões de brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus.