PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Olá, meu nome é Raphael Costa. Começa agora mais uma edição do Boletim Agro, programa que traz tudo que você precisa saber sobre o mundo do agronegócio. Para conversar com a gente e apresentar os principais destaques do setor, converso agora com a jornalista Carla Mendes, do site Notícias Agrícolas. Seja bem vinda, Carla.
“Olá Raphael, olá ouvintes.”
Carla, vamos começar falando de uma praga que tem afetado as plantações de soja. Trata-se da ferrugem asiática, é isso mesmo?
“É isso mesmo, enquanto a safra 2018-2019 está em curso, o consórcio anti-ferrugem já registra 13 focos da doença em áreas comerciais nessa temporada, sendo dois no estado de São Paulo, nas cidades de São Miguel Arcanjo e Itapeva, e onze no estado do Paraná. As cidades identificadas são: Mariópolis, São Pedro do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Nova Cantu, Ubiratã, Juranda, Campo Mourão, Peabiru, São João do Ivaí e Jaguariaíva. Desde o primeiro foco registrado no último dia 31 de outubro, em Porto Mendes (PR), o número de focos vem crescendo rapidamente e em pontos bem distribuídos. De acordo com a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, a maioria das lavouras com ferrugem foram semeadas no início de setembro e encontram-se com o dossel fechado, ou seja, 12 lavouras estão no estágio de desenvolvimento, chamado de estágio R1, e uma no estágio V8. Os produtores precisam ficar muito atentos, principalmente aos tratamentos que vão adotar, para tratar de onde a doença já se instalou. Os demais produtores precisam, portanto, reforçar de produtos que vão fazer a prevenção das doenças, principalmente nas regiões onde a ferrugem já foi identificada.”
Agora vamos falar sobre as carnes. As exportações brasileiras seguem em bom ritmo de vendas para outros países. Nos dê mais detalhes, Carla.
“Embora tenham apresentado queda de 10% no volume em relação à setembro, as exportações totais de carne bovina, isso abrange a carne in natura e processada em outubro, foram o terceiro melhor resultado da história e cresceram 12% em relação ao mesmo mês de 2017. Isso demonstra que o mercado externo, principalmente a China, continua muito receptivo ao produto brasileiro. Em volume, as exportações de carne cresceram mais de 161 mil toneladas, contra pouco mais de 143 mil toneladas, no mesmo mês do ano passado. Esse volume perde somente para a movimentação obtida em agosto e setembro deste ano. Em receita, o resultado de outubro foi de US$ 619 milhões, contra US$ 599,5 milhões no mesmo mês do ano passado, aumento de 3%. As informações são da Associação Brasileira de Frigoríficos.”
Agora falando de clima, Carla, a região Sul vai continuar sofrendo com as chuvas?
“Vai sim, porque as áreas de instabilidade vão continuar agindo na parte Sul do Brasil com previsão de tempestades nesta terça-feira em áreas do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira, uma nova frente fria chega à região com potencial para causar precipitações generalizadas. Inclusive, o governo do estado já emitiu um alerta sobre essa situação. Segundo o Inmet, devem ocorres tempestades mais ao sul do estado e também na porção sudeste do estado gaúcho. A chuva deve ficar entre 30 e 60 milímetros por hora, ou, de 50 a 100 milímetros por dia. Ventos intensos e queda de granizo também são esperados. Diante dessas condições, há possibilidade de corte de energia elétrica, estragos de plantações, quedas de árvores e também alagamentos. O volume de chuva que deve chegar nos próximos dias é, portanto, muito intenso e merece atenção.”
Perfeito, Carla. Gostaria de agradecer mais uma vez pela sua participação. Muito obrigado e até a próxima.
“Eu que agradeço, Raphael. Até a próxima”
Esse foi mais um Boletim Agro. Muito obrigado pela audiência
#agro
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE