Agronegócios - undefined·15 de janeiro de 2019

BOLETIM AGRO: Brasil exportou 35,2 milhões de sacas de café em 2018

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:03:39

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Olá, meu nome é Raphael Costa e este é mais Boletim Agro, um resumo das principais notícias do agronegócio.

2018 foi um ano de resultados importantes para o café brasileiro. E o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, o Cecafé, divulgou os resultados da exportação brasileira do grão, e foram 35,2 milhões de sacas de café no ano passado, o maior volume dos últimos dois anos. Quem vai nos dar mais detalhes sobre esse e outros assuntos é a jornalista do Notícias Agrícolas, Carla Mendes. Bem-vinda, Carla.

“Muito obrigada, Raphael. Realmente estamos vendo uma recuperação considerável do café brasileiro em suas exportações, isso já era um objetivo buscado pelos cafeicultores, e esse resultado foi atingido, foi uma tentativa de retomada das nossas exportações. Esse aumento que você citou, de 35,2 milhões de toneladas, representa um aumento de 13,9% em comparação com o ano de 2017. Além de tudo, tivemos um aumento considerável nos cafés diferenciados, os chamados cafés especiais, gourmets. O Brasil tem buscado ampliar o mercado neste setor. E estamos conseguindo, os resultados para cafés especiais são bastante surpreendentes e as bebidas estão sendo bem aceitas por nossos países importadores. Estamos conseguindo, inclusive, expandir nossas exportações que não eram nossos consumidores tradicionais. Então, as exportações de café caminham muito bem.”

E falando ainda sobre as exportações, o mercado brasileiro de soja está começando o ano em 2019 com bons embarques do grão. A Secretaria de Comércio Exterior embarcou mais de um milhão de toneladas de soja nos primeiros dias de ano. Nos dê mais detalhes, Carla.

“Olha Raphael, nós temos resultados muito interessantes para o embarque de soja. Isso corresponde ao que? Aos negócios já firmados anteriormente e que agora estão efetivados. Então, o produtor vende futuramente a soja e, em determinado momento, ele vai embarcar esse produto. Apesar de ser um pouco mais baixo que o total de dezembro, este um milhão de toneladas nos primeiros dias de janeiro já representa um resultado bastante considerável. Nossa média diária é de 125,9 mil toneladas. No entanto, se falamos de novos negócios, os produtores vendendo mais da nova safra que está sendo colhida, não vemos o mesmo resultado. Podemos ver que as vendas estão mais lentas, o ritmo de comercialização está travado, uma vez que temos um preço mais baixo para a soja brasileira neste momento em decorrência das cotações pressionadas no mercado internacional e também da chegada desta nova safra ao mercado. Com maior volume de soja disponível, os preços tendem a ficar mais baixos e as vendas retraírem.”

Perfeito, Carla. Obrigado pelas informações, até a próxima.

“Eu que agradeço, até a próxima. Aos ouvintes que quiserem saber mais, acessem noticiasagricolas.com.br.”

Esse foi mais um Boletim Agro, muito obrigado a todos.

#Agro

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page