Saúde - undefined·18 de abril de 2017

BAHIA: Estado lidera em número de casos de Tuberculose no Nordeste

Por Agência do Rádio
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.

“O bacilo pode ficar no ar muitas horas e tudo depende das condições do ambiente. O bacilo morre rapidamente com a radiação solar, por isso que ambientes bem arejados, que façam esse ar circular e mandar esse bacilo para longe, ou ambientes em que haja radiação solar a gente sabe que são menos propícios a radiação do bacilo. Se o ambiente é escuro, mas ventilado, há pouca incidência solar, nesse ambiente o bacilo pode ficar mais tempo viável.”

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.

“Toda vez que o indivíduo tem tosse por mais de duas ou três semanas e procura uma unidade de saúde, a enfermeira ou o médico devem suspeitar de tuberculose e vão orientar essa pessoa a coletar um teste de escarro ou catarro. Esse escarro será examinado e no catarro a gente pode visualizar o bacilo da tuberculose ou pode testar o escarro com testes específicos para ver se o bacilo está nessa situação.”

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page