Saúde - undefined·26 de fevereiro de 2018

BAHIA: Equipes do Ministério da Saúde realizaram 301.768 atendimentos em 2017

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:27

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Facilitar o atendimento à população em diversas especialidades, com um cuidado cada vez mais próximo de onde as pessoas moram, faz parte da estratégia dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica do Ministério da Saúde. Essa estratégia é composta por equipes formadas por profissionais de diversas áreas de atuação como assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos e médicos. A política acabou de completar dez anos e, apesar do pouco tempo, comemora resultados cada vez mais satisfatórios. NaBahia, por exemplo, foram realizados 301.768 atendimentos individuais só no ano de 2017. A coordenadora desses núcleos no Ministério da Saúde, Erika Almeida, explica que o trabalho das equipes melhoram o cuidado ao paciente para resolver problemas de uma forma mais rápida.

“E eles têm um papel central que é de apoiar e de fortalecer o cuidado que é desenvolvido na Atenção Básica. E esses profissionais do NASF, que estão na Atenção Básica, que estão próximos da casa das pessoas, eles conseguem fazer essa oferta de atendimento. Então é um atendimento mais próximo, especializado, qualificado, mais próximo de onde as pessoas vivem, onde as pessoas moram, onde as pessoas trabalham”.

Desde a criação dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família, o número de equipes credenciadas por todo o Brasil cresceu rapidamente, saindo de 395 equipes em 2008, para 4.829 até 2017. De acordo com o diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, João Salame, esse é um dos motivos dessa estratégia estar ajudando a melhorar o atendimento na rede pública.

“Hoje nós cobrimos 70% dos municípios brasileiros. Nós atingimos, em 2017, cinco milhões de atendimentos individuais e um milhão e cem atendimentos coletivos. Isso é significativo para a redução de filas, para que o paciente espere menos tempo para poder receber o atendimento. O NASF faz a articulação das equipes da Atenção Básica com a atenção hospitalar, faz o encaminhamento, implanta as práticas integrativas e complementares de saúde que são instrumentos importantes para promover saúde e o bem estar das pessoas”.

Qualquer município brasileiro pode implantar equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica, desde que tenha ao menos uma equipe de Saúde da Família.

Reportagem, Janary Damacena.

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page