Saúde - undefined·23 de fevereiro de 2018

BAHIA: Dia D da campanha de vacinação contra a febre amarela ocorre neste sábado (24)

<p>Objetivo &eacute; imunizar mais de tr&ecirc;s milh&otilde;es de pessoas de oito munic&iacute;pios da regi&atilde;o metropolitana de Salvador</p>

Por Agência do Rádio
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Por Paulo Henrique Gomes e Victor Fernandes

Os baianos que moram ou estiverem em Salvador neste fim de semana terão a oportunidade de se imunizar contra a febre amarela. Isso porque neste sábado (24), ocorre o Dia D da campanha de vacinação da doença, que busca atender mais de três milhões de pessoas, segundo a secretaria estadual de Saúde. O objetivo é vacinar a população tanto da capital baiana como de Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde e Vera Cruz, municípios da região metropolitana da capital baiana.

Objetivo é imunizar mais de três milhões de pessoas de oito municípios da região metropolitana de Salvador

Ao todo, serão 51 pontos de vacinação, como shoppings, escolas e postos de saúde, espalhados pelos bairros de Salvador, que vão funcionar das oito da manhã até às cinco horas da tarde. O coordenador de imunização da Secretaria de Saúde da Bahia, Ramon Saavedra, convida a população para buscar as unidades de saúde mais próximas e se prevenir. “A gente aproveita a oportunidade para que a população se dirija para as unidades de saúde. Estamos vendo outras estratégias como vacinar nas residências, disponibilizar postos em supermercados, shoppings”, disse o coordenador.

ÁUDIO: Acesse esta matéria na versão para emissoras de rádio

MAIS: Doses fracionadas da vacina contra a febre amarela são eficazes e não trazem riscos para a população

Pontos de vacinação

Em Cabula, por exemplo, as pessoas podem se vacinar na Estação Rodoviária, na Rua da Horta. O Salvador Norte Shopping – que fica na rua São Cristóvão, no Itapuã - também será um ponto de vacinação. Na Boca do Rio, na Rua Abelardo Andrade de Carvalho, você pode procurar o Atacadão Atakarejo. A lista completa dos locais que vão distribuir doses pode ser acessada no site da Secretaria de Saúde Municipal.

A subcoordenadora de imunização de Salvador, Doiane Lemos, diz que ainda não foi registrado nenhum caso de febre amarela em humanos na capital. Ela conta que a meta é imunizar mais moradores da capital e região metropolitana, que concentra a maior parte da população do estado.

“A população precisa abraçar essa ideia, de que a prevenção é importante e que apenas 50% da população de Salvador está vacinada, a gente precisa alcançar a cobertura. Por que o alcance da cobertura não são apenas números, significa estar promovendo a saúde da população”, afirmou ela.

Segundo o Ministério da Saúde, a série histórica da doença no Brasil tem demonstrado maior frequência de ocorrência de casos humanos nos meses de dezembro e maio. Esse fato ocorre principalmente no verão, quando a temperatura média aumenta na estação das chuvas, favorecendo a reprodução e proliferação de mosquitos (vetores) e, por consequência, o potencial de circulação do vírus.

Dose fracionada

O fracionamento das doses da vacina tem a chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz é a única instituição autorizada a fabricar e distribuir doses fracionadas no país. O órgão realizou um estudo com 315 pessoas e concluiu que, após oito anos desde que foram vacinadas com dose fracionada, elas ainda tinham anticorpos contra febre amarela no organismo. Ou seja, ficou comprovada cientificamente a eficácia do método.

Segundo Ramon Saavedra, a única mudança está no fato de que, quem tomou a dose fracionada da vacina, precisa tomar reforço apenas depois de oito anos. “O que vai mudar é que essas pessoas que tomaram, que vão tomar agora a dose fracionada, vão precisar tomar uma dose de reforço após oito anos dessa dose fracionada. Essa é a única mudança”, comentou.

Saiba quais os principais sintomas da febre amarela

É preciso, entretanto, ficar atento às exceções. Crianças que tenham entre nove meses e dois anos, adultos com condições clínicas especiais e pessoas que irão realizar viagens internacionais ou que vão para regiões em situação de risco deverão tomar, até 10 dias antes, a dose padrão da vacina.

No caso da Bahia, as gestantes não serão vacinadas. A vacina também é contraindicada para quem tem alergia ao ovo, matéria-prima utilizada em sua composição. Aqueles que se imunizaram há menos de dez anos também não precisam adiantar a dose de reforço. Vale lembrar que é preciso levar documento oficial com foto e o cartão de vacina para receber a proteção contra a febre amarela. A campanha no estado será realizada até nove de março.

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page