
LOC.: Alagoas sofre com o aumento no número de casos de dengue. Dados da Secretaria de Saúde do estado mostram que as notificações e casos confirmados subiram, o que demonstra a necessidade de intensificar as medidas de controle e prevenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Como nesta época do ano as chuvas são mais frequentes, também aumenta a preocupação com os focos de água parada, que atraem o mosquito. Além das medidas para acabar com os criadouros, é preciso ficar atento para a limpeza de residências e espaços públicos que possam acumular resíduos e água parada.
A responsável técnica pela Vigilância e Controle das Arboviroses no estado, Núbia Lins, alerta para que a comunidade fique atenta aos sintomas da doença, que podem levar à morte.
TEC./SONORA: Núbia Lins, responsável técnica pela Vigilância e Controle das Arboviroses da Sesau/AL
“Os sintomas podem até ser confundidos com outras doenças: febre, dor no corpo, nos olhos, na cabeça, são os mais presentes. O que não podemos esquecer é que essa doença é traiçoeira, ela pode nos levar rapidamente à morte. Sim, entre o terceiro e o sétimo dia do início da febre ela já matou muita gente.”
LOC.: Núbia Lins orienta para que no caso de sintomas o cidadão busque se hidratar e procure atendimento médico. Campanha do Ministério da Saúde orienta que as medidas para evitar água parada sejam incorporadas na rotina da população, como explica o coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses da pasta, Cássio Peterka.
TEC./SONORA: Cássio Peterka, coordenador-geral de vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde.
“A grande importância de combater o mosquito é que não teremos pessoas doentes se não tivermos muitos mosquitos. Então a campanha desse ano ela traz à tona a questão de cada um buscar a responsabilidade dentro do seu quintal, do seu local de trabalho e utilizar dez minutos da sua semana para que ele faça uma revisão nos principais locais onde possam ter criadouros do mosquito e elimine esses criadouros, não deixe que o mosquito nasça.”
LOC: Para evitar a proliferação do mosquito, a população deve checar calhas, garrafas, pneus, lixo, vasos de planta e caixas d’água. Não deixe água parada. Combata o mosquito todo dia. Coloque na sua rotina.