ARIQUEMES(RO): Hemocentro de Ariquemes realiza coletas agendadas em municípios da região

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O Hemocentro Regional de Ariquemes procura aumentar o estoque de sangue, com coleta agendada em igrejas, faculdades e, principalmente, nos municípios de Alto Paraíso, Cujubim, Buritis, Machadinho do Oeste, Campo Novo, Cacaulândia, Monte Negro e Rio Crespo. O hemocentro de Ariquemes conta ainda com duas agências transfusionais nas cidades de Buritis e Machadinho do Oeste. Para o Dia Nacional do Doador, que será comemorado em 25 de novembro, a unidade prepara uma grande festa para receber novos e antigos doadores. A diretora do Hemocentro Regional de Ariquemes, Cléia de Souza Nunes, faz pedido à população.


“Bom, o Hemocentro Regional de Ariquemes gostaria de convocar toda a região de Ariquemes e cidades circunvizinhas a nos prestigiar vindo fazer sua doação, que é um gesto de amor ao próximo. E também vai nos abastecer, dando uma tranquilidade pra que qualquer pessoa que possa vir precisar seja assegurada, que vai ter esse produto tão raro. Que só com esse gesto, tão nobre, nós podemos nos abastecer nos hemocentros.”


Seu Jorge Correa da Silva, de 53 anos, é um homem simples, do campo. Costuma acordar com o cantar do galo. Na sua propriedade cria algumas cabeças de gado leiteiro. Seu Jorge é casado há 12 anos, tem três filhos e mora na zona rural da cidade de Ariquemes, na BR 364. Ele conta que precisou doar sangue depois que um tio sofreu um acidente. O homem se recuperou. O fazendeiro realiza a doação de sangue há 24 anos.


“Então, se a gente tá doando sangue, a gente tá doando uma vida. Então, há muita necessidade. Acredito que no Brasil inteiro há essa necessidade. Então, aquele que puder, faça isso, não precisa ter medo, não. A gente é bem tratado. O pessoal trata a gente lá com muito carinho, muito bem. Não dói, não faz nada. É bem, bem tranquilo.”


Seja doador e ajude quem precisa. O procedimento para a doação de sangue dura em média 12 minutos. Os interessados em doar sangue devem pesar mais de 50 quilos, estar com boa saúde e ter entre 16 a 69 anos. Para os menores de 18 anos é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O hemocentro funciona de segunda a sexta-feira das sete da manhã a uma hora da tarde. O endereço do hemocentro é Rua Cassiterita, número 3613, Bairro Setor Institucional. Para saber mais informações ligue 3535-2659. Repetindo 3535-2659, ou acesse: saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.