Data de publicação: 23 de Novembro de 2017, 00:38h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
O Hemocentro Regional de Arapiraca realiza diversas ações para atrair doadores de sangue da região do agreste alagoano. Tereza Araújo, assistente social da unidade de saúde, fala sobre o projeto Doe Vida, que busca atrair doadores de sangue voluntários em empresas, escolas e universidades.
“O projeto Doe Vidas teve início em fevereiro, onde nesse projeto a gente busca sensibilizar as pessoas na questão da doação de sangue e também ampliar o cadastro de medula óssea. Então esse projeto, ele tem impactado no sentido de a gente estar podendo aumentar essa questão da doação e também ampliar o número de doadores voluntários de medula óssea. Iniciamos com o atendimento nas empresas, com palestras de sensibilização. Em alguns momentos também nessas visitas com essas palestras nós realizamos, no próprio local, cadastro de medula óssea. Levamos uma equipe e já no momento da palestra haver o cadastro.”
Segundo ela, a maioria das doações realizadas na unidade é motivada por urgências, onde conhecidos dos doadores precisam de sangue. Para mudar esse cenário, o hemocentro conta com uma unidade móvel para que as pessoas possam doar sangue. Os municípios de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Penedo e Delmiro Gouveia são alguns exemplos de locais atendidos pela unidade de Arapiraca. E a ação surtiu efeito. As coletas externas foram responsáveis por aproximadamente 30% das doações nos últimos meses. A estudante de psicologia Daiane Mendonça, de 25 anos, mora no Bairro Jardim de Maria, em Arapiraca. Ela sempre incentiva as pessoas a doarem sangue.
“Sempre no meu dia a dia eu procuro mostrar às pessoas o quanto é importante a doação de sangue. Principalmente porque nas nossas relações cotidianas sempre aparece alguém precisando, necessitando, ou por conta de cirurgia, ou por conta de um acidente. E a nossa doação, um gesto tão simples, pode salvar muitas vidas. Então, assim, as informações que eu consigo dar sobre a doação, como eu sou doadora, eu dou, sempre que possível. E incentivo essas pessoas a irem, e, às vezes, até se eu puder também, me disponibilizo a ir no dia com a pessoa.”
Faça como a Daiane, apoie e incentive a doação de sangue em sua região. Doar sangue é um gesto de solidariedade. O Hemocentro de Arapiraca está localizado na Rua Padre Cícero, número 16, no centro da cidade. Abre de segunda a sexta, das sete e meia da manhã às cinco e meia da tarde. O telefone para contato é 3521-4934. Repetindo: 3521-4934. Para ser um doador de sangue é necessário ter entre16 e 69 anos. Menores de 18 anos, precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Também é preciso ter mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde, além de ter dormido, no mínimo, seis horas nas últimas 24 horas. Doe sangue e ajude a salvar vidas. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.