Por João Paulo Machado
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (11), o projeto de Lei que prorroga a redução de imposto de renda para projetos desenvolvidos nas superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Nordeste (Sudene) e do Centro-Oeste (Sudeco).
Acesse a versão desta matéria para emissoras de rádio
Aprovada pelos parlamentares, a proposta amplia de 2018 para 2023 o prazo para que os empreendimentos dessas regiões tenham direito à redução de 75% do Imposto de Renda (IR) calculado com base no lucro da exploração.
A notícia é boa para Roraima, que vive uma grave crise humanitária e de segurança pública e poderia ter a situação econômica ainda mais prejudicada, caso a proposta não fosse aprovada pelos congressistas.
O Superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, analisa que caso os incentivos não fossem renovados os estados sairiam muito prejudicados. “Pela pesquisa que estamos fazendo até agora, muitas indústrias têm esse incentivo como um diferencial para continuarem aqui”, avalia.
Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Jonas Cardoso acrescenta que a manutenção dos incentivos até 2023, “vai trazer bons ganhos econômicos para a região como um todo, porque esses incentivos acabam gerando emprego”.
O projeto original (PLS 656/15) é do Senado Federal, de autoria do senador Eunício Oliveira (MDB-CE). O texto foi enviado para a Câmara em maio deste ano e distribuído para análise nas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça. Aprovada pelo Plenário, a matéria agora segue para sanção presidencial.