Brasil Mineral - Brasil Mineral·08 de novembro de 2024

Ana Sanches é a “Personalidade do Ano do Setor Mineral”

Com 41,2% dos votos recebidos dos leitores da revista Brasil Mineral, a eleição reflete especialmente o novo cenário da mineração brasileira, que tem se esforçado para ser cada vez mais inclusivo e diverso.

Por Revista Brasil Mineral
Ouvir ·

Foto: Anglo American/Divulgação

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Mais do que destacar a contribuição profissional para o desenvolvimento  do setor mineral no período recente, a escolha de Ana Sanches como Personalidade do Ano do Setor Mineral 2024 – com 41,2% dos votos recebidos dos leitores da revista Brasil Mineral –, reflete especialmente o novo cenário da mineração brasileira, que tem se esforçado para ser cada vez mais inclusivo e diverso. Ao contrário de anos anteriores, em que havia diversas categorias, agora a premiação destaca apenas um nome entre aqueles que foram indicados pelo Conselho Consultivo de Brasil Mineral.

A eleita foi escolhida pela excelência do seu trabalho como Presidente da Anglo American Brasil (onde reforça a afirmação feminina em cargos diretivos da mineração) e por sua forte atuação como presidente do Conselho Diretor do IBRAM (onde é a primeira mulher a ocupar este cargo na entidade).

Ana Sanches é mineira, graduada em Economia pela UFMG e Ciências Contábeis pela Fumec, e possui 27 anos de experiência em finanças, auditoria, planejamento estratégico e desenvolvimento de novos negócios. Tem MBA em Finanças pelo Ibmec e Educação Executiva pela Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics. 

Ela ingressou na Anglo American em 2012, durante a implementação do projeto Minas-Rio, e, de 2015 a 2021, foi Chief Financial Officer (CFO) das operações de minério de ferro e níquel no Brasil. Em 2018, foi nomeada como uma das mulheres mais influentes na mineração global pelo Women in Mining e, em 2019, ganhou o prêmio Equilibrista do Ibef-MG, como diretora financeira de destaque. Em 2021, se mudou para Londres, na Inglaterra, e, além de seu cargo de CFO das divisões Técnica, Sustentabilidade, Projetos e Desenvolvimento na sede global da empresa, acumulou também, em 2022, o papel de diretora interina da área de Projetos de Capital do grupo. 

Em suas experiências prévias à Anglo American, trabalhou por oito anos como auditora externa na Arthur Andersen e na Deloitte, como responsável por projetos de auditoria em grandes empresas brasileiras e multinacionais. De 2006 a 2012, trabalhou na Holcim (indústria de cimento), como Controller das operações no Brasil.

A entrega do prêmio de Personalidade do Ano do Setor Mineral para Ana Sanches acontecerá dia 25 de novembro, na sede da FIEMG, juntamente com o Fórum “O papel do setor mineral no enfrentamento das mudanças climáticas” e a entrega do troféu às Empresas do Ano do Setor Mineral 2024.

SOBRE

Revista Brasil Mineral

Editada pela Signus Editora, desde 1984, é a principal publicação brasileira cobrindo todas as áreas relacionadas ao setor mineral: geologia, extração mineral, metalurgia e siderurgia.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Brasil Mineral

Ver editoria completa
t-page