ALAGOINHAS (BA): Campanha incentiva a doação de sangue regular

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Capoeira, cantores regionais, sorteios de brindes, entre outras atrações. Tudo isso para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, que será comemorado no próximo dia 25 de novembro. O evento, que vai durar de 20 a 25 de novembro, será promovido pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, a Hemoba, do município de Alagoinhas, e busca sensibilizar a população sobre a importância de ser um doador. A técnica de enfermagem Ivanete França, de 35 anos, acredita que campanhas como essa ampliam a visibilidade para a causa. Em 2016, Ivanete fez a primeira doação. E foi a convite de uma funcionária da fundação.

“Uma pessoa que trabalha no Hemoba me convenceu a ir doar. Eu, conversando com ela, ela me falando que o estoque de O Negativo era baixo, sempre estava precisando, tinha uma demanda maior, aí eu comentei com ela: ‘O meu é O Negativo’. Aí, quando eu falei isso, pronto. Ela me convenceu a ir doar.”

A Hemoba de Alagoinhas atende 22 municípios, principalmente Catu, que solicita mensalmente bolsas de sangue à fundação. Para que os níveis do banco permaneçam equilibrados, é necessário que os doadores sejam regulares e não deixem para buscar a unidade de coleta somente quando alguém estiver precisando. A enfermeira do Hemonúcleo de Alagoinhas, Mônica Pereira, alerta que a doação feita regularmente permite que o sangue esteja disponível no momento em que o paciente precisar.

“Se o paciente tiver precisando agora, e eu não tiver no estoque, não vai adiantar a família vir, vir um caminhão de gente, que eu não vou ter liberação de sangue para essa pessoa. Então, o que as pessoas precisam entender, o que a gente esclarece nessas campanhas, nessa semana a gente vai intensificar, é isso: o doador tem de vir independente de ter alguém precisando na família. Que eu preciso ter garantia de que no meu estoque vou ter todos os tipos sanguíneos, para no momento de uma emergência, de uma urgência, aquele sangue tá disponibilizado.”

O Hemoba do município de Alagoinhas está localizado na Praça Graciliano de Freitas, próximo à prefeitura. O atendimento é de segunda a sexta, das oito da manhã ao meio-dia, e de duas às cinco da tarde. O telefone para contato é 3422-2042. Repetindo: 3422-2042. Para ser um doador de sangue, é necessário estar bem de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter de 16 a 69 anos. Menores de 18 anos devem levar a autorização dos pais ou responsáveis. Faça parte dessa corrente e ajude a salvar vidas. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.