Brasil - undefined·12 de outubro de 2018

Acidentes de trabalho caem mais de 12% no Paraná

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:10

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Em todo o Brasil, o número de acidentes de trabalho caiu. De 2008 a 2017, a taxa de incidência passou de 22,98 para 13,74 acidentes a cada mil vínculos empregatícios, de acordo com a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (SPrev). No Paraná, a redução foi de mais de 12% nos últimos três anos. Os dados são do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho de 2017 (AEAT).

Para o especialista em ergonomia e saúde e segurança ocupacional, Fernando Amaral, um dos motivos para a redução dos acidentes de trabalho é o comportamento das empresas, que tem investido, cada vez mais, na saúde e segurança do trabalhador.

“A conscientização, hoje, é maior por parte das empresas. Elas têm uma preocupação já inerente, na maioria dos setores produtivos, de pensar mais no trabalhador, dentro do contexto de trabalhar com saúde e segurança.”

A gerente-executiva de Segurança e Saúde no Trabalho do Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI/PR), Rosângela Fricke, explica que para ajudar as empresas a proporcionarem um ambiente saudável para o trabalhador, o SESI Paraná oferece consultoria às indústrias do estado. O intuito é definir estratégias para melhorar a gestão da saúde do trabalhador e reduzir os custos com saúde.

“Funcionários que têm uma saúde mais preservada, que têm um acompanhamento de riscos feito de maneira efetiva, acabam aumentando a sua produtividade e isso ajuda na competitividade daquela empresa.”

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou e encaminhou aos candidatos à Presidência uma série de propostas para a modernização previdenciária e da saúde e segurança do trabalhador. Entre as medidas estão a inclusão de metas de segurança e saúde no trabalho para fins de participação nos lucros e resultados das empresas e a participação das empresas na perícia médica do INSS, realizada quando o trabalhador precisa se afastar.

Reportagem, Aline Dias
 

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page