Governo Federal
Governo Federal

Um em cada três países da Europa interrompeu parcial ou totalmente os serviços para detecção e tratamento do câncer

Resultado é catastrófico, segundo a OMS, que estima aumento no número de mortes. Enfrentamento à pandemia da Covid-19 é apontado como causa do problema

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta nesta quinta-feira (4) para o impacto da pandemia de Covid-19 no tratamento do câncer. Segundo a entidade, o resultado é catastrófico no continente europeu. 

Dos 53 países que fazem parte da região, incluindo a Ásia Central, um em cada três países interrompeu parcialmente ou totalmente os seus serviços oncológicos devido ao enfrentamento ao novo coronavírus e restrições de viagens. 

Vacina de Oxford é 76% eficaz por três meses após primeira dose

Covid-19: vacina russa Sputnik V tem 91,6% de eficácia

A queda no número de diagnósticos é uma das principais consequências, aponta a organização. Na Holanda e na Bélgica, durante o primeiro confinamento na primavera de 2020, a quantidade de diagnosticados caiu até 40%. A entidade estima, por exemplo, que os atrasos na detecção e no tratamento da doença levem a um aumento de 15% nas mortes por câncer colorretal e de 9% por câncer de mama, no Reino Unido, pelos próximos cinco anos. 

Na Europa, o câncer, o diabetes e as doenças respiratórios crônicas são responsáveis por mais de 80% das mortes a cada ano.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.