Foto: divulgação
Foto: divulgação

São Carlos (SP) vai testar quase 6 mil pessoas para identificar casos de covid-19

Mapeamento é o maior entre as cidades brasileiras e será feito pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos, que faz parte da Rede Ebserh

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Um mapeamento na cidade de São Carlos (SP) vai ouvir e testar 5.600 pessoas para identificar casos de covid-19. O “Testar para Cuidar – Programa de Mapeamento da Covid-19” está na terceira de quatro etapas e já é o maior levantamento de identificação feito em uma cidade tendo como critério as testagens por número de habitantes. 

O mapeamento será feito pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh), em parceria com instituições do município. Para realizar o estudo, foram selecionadas regiões da cidade e foram sorteadas, em cada região, casas para serem realizados os testes com os moradores. O diagnóstico se dará por meio dos exames sorológicos do tipo Elisa, que são considerados mais precisos que os testes rápidos aplicados nos demais mapeamentos feitos pelo país.

Distribuição de EPIs é obrigatória a 28 categorias profissionais

Mais 43 cidades participarão do projeto “Municípios contra o Conoravírus”

Além de ceder o espaço, o Hospital Universitário vai disponibilizar também para a ação profissionais voluntários da área da saúde e alunos do Programa “Brasil Conta Comigo”, do governo federal.

O hospital é referência no atendimento a moradores que durante a visita apresentam algum sintoma grave de síndrome gripal. Ao todo, 44 leitos de enfermaria e dez leitos de UTI foram disponibilizados para atendimento exclusivo de pacientes com covid-19. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.