Foto: EBC
Foto: EBC

RS: Estado define calendário para levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas

Levantamento será feito de 8 de setembro a 12 de novembro, de forma escalonada

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O governo gaúcho definiu um novo calendário para o levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas do estado. As novas datas surgiram após debate envolvendo o Gabinete de Crise, Comitê de Dados e Comitê Científico, além das Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado.

O calendário, divulgado na última terça-feira (1º), apresenta uma proposta de levantar as restrições, de forma escalonada, seguindo um protocolo único no estado e em regiões que estejam em bandeira amarela ou há pelo menos duas semanas em bandeira laranja. 

O governo do estado ressalta que o retorno será facultativo, a depender da decisão dos municípios, das escolas e dos pais. Em caso de crescimento acelerado de casos de covid-19, o cronograma será revisto. 

A educação infantil, de acordo com o governo, será a primeira a ter as restrições levantadas, a partir de 8 de setembro. Segundo o levantamento, não é possível adotar o ensino remoto pela natureza do ensino nesta etapa da vida da criança. Isso, segundo as informações levantadas, fez com que muitos pais e responsáveis tenham deixado de pagar as escolas privadas, que correm o risco de fechar. Caso isso ocorra, essas crianças terão de ser absorvidas pela rede estadual, que não terá capacidade de se adequar à demanda.

Os ensinos superior, médio e técnico terão as restrições levantadas a partir de 21 de setembro. O estado é o gestor da rede estadual de ensino médio e pretende retomar as aulas somente em 13 de outubro, devido ao prazo para aquisição de todos os materiais de higiene pessoal e contratação de recursos humanos.

Os anos finais do ensino fundamental poderão retornar a partir do dia 28 de outubro, e os anos iniciais, a partir de 12 de novembro. O governo garantiu que não haverá perda do ano letivo. 

Todos os protocolos a serem adotados na possível retomada das aulas estão disponíveis em estado.rs.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.