LOC.: As medidas de lockdown e toque de recolher vêm sendo usadas de forma mais incisiva por estados e municípios na tentativa de diminuir a propagação da Covid-19. Apesar de diversos decretos e medidas que geram penalidades, nem sempre a imposição causa mobilização na sociedade.
O psiquiatra Luan Diego Marques, explica que a obediência às regras é relativa a cada indivíduo de acordo com experiências de vida e o quão cercado por agentes motivadores a pessoa está.
TEC./SONORA: Luan Diego Marques, psiquiatra
“Se aquele indivíduo é circundado de pessoas que apoiam o cumprimento do isolamento, sejam de várias esferas, familiares amigos ou até políticas, ele pode se sentir mais motivado por se sentir integrado a um ambiente em que os comportamentos são mais homogêneos”
LOC.: Alguns estados e municípios apostam em campanhas com maior cunho de sensibilização, outras optam por uma propaganda mais agressiva, mostrando até pacientes entubados.
O consultor jurídico da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Ricardo Hermany, afirma que para obter uma conscientização da população é necessário campanhas de educação sanitária que envolvam uma coordenação nacional.
TEC./SONORA: Ricardo Hermany, consultor jurídico da CNM
“Porque é muito difícil o município isoladamente fazer medidas restritivas se outro município da região, não o faz, ou um estado, mas se o outro não o faz. Nesse sentido, a concertação nacional e a existência de um comitê nacional é algo que a Confederação no plano da gestão política da entidade elogia”
LOC.: O lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social, que consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir a farmácias, supermercados ou hospitais. Toque de recolher é quando o cidadão precisa se manter dentro de casa por um determinado horário.
NOTA
LOC.: As medidas de lockdown e toque de recolher vem sendo usadas de forma mais incisiva por estados e municípios na tentativa de diminuir a propagação da Covid-19. Apesar de diversos decretos e medidas que geram penalidades, nem sempre a imposição causa mobilização na sociedade.
O uso de campanhas também são comuns, mas nem sempre essas iniciativas causam sensibilização e aglomerações ainda continuam.
Especialistas afirmam que é necessário conscientização da própria população atreladas as medidas de educação governamentais para gerar melhor resultado.
Reportagem, Laísa Lopes