Aleitamento materno. Foto: Agência Brasil.
Aleitamento materno. Foto: Agência Brasil.

Ministério da Saúde investe cerca de R$ 17 milhões para apoio ao aleitamento materno

No total, 382 municípios que já fazem parte da estratégia estão sendo contemplados com o incentivo financeiro

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Saúde está investindo cerca de R$ 17 milhões para municípios ampliarem as estratégias de promoção e incentivo à amamentação infantil. Com o intuito de fortalecer as ações de monitoramento e apoio ao aleitamento materno e à alimentação saudável das crianças menores de dois anos de idade, a medida faz parte da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.

A iniciativa qualifica o trabalho dos profissionais que atuam nos postos de saúde e reforça a promoção do aleitamento materno infantil. Os recursos foram estabelecidos pela Portaria n°3.297, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (07). 

Entidades defendem que Ministério da Saúde trace estratégias de vacinação contra Covid-19

Pesquisa afirma que obesidade pode agravar quadro de câncer de mama

No total, 382 municípios que já fazem parte da estratégia estão sendo contemplados com o incentivo financeiro. O recurso poderá ser utilizado para aumentar o número de registros do estado nutricional e das práticas alimentares, para implementação de ações de orientação às famílias sobre atividades saudáveis e de controle de doenças decorrentes da má alimentação e fortalecimento do aleitamento materno.

Os valores serão transferidos para os fundos municipais de forma automática e em parcela única. O Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos, elaborado pelo Ministério da Saúde em 2019, traz recomendações e informações sobre como alimentar a criança para promover seu crescimento e desenvolvimento saudável. A partir dos seis meses, a orientação é para que o bebê continue recebendo leite materno até os dois anos com uma alimentação complementar saudável. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.