Vacina contra Covid-19. Foto: Agência Brasil
Vacina contra Covid-19. Foto: Agência Brasil

Governo do Acre lança plano de vacinação contra Covid-19

Secretaria de Estado de Saúde receberá do Ministério da Saúde cerca de 500 mil doses para imunização dos grupos prioritários e o governo do Estado anunciou a aquisição de mais 700 mil doses.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com previsão de início da distribuição entre o dia 25 de janeiro e 10 de fevereiro, a depender da liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a campanha de vacinação contra a Covid-19 já começou a ser planejada pelo governo do Acre. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) receberá do Ministério da Saúde (MS) cerca de 500 mil doses para imunização dos grupos prioritários e o governo do Estado anunciou a aquisição de mais 700 mil doses.

As 500 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde são da vacina produzida pela Fiocruz, que serão para imunizar os grupos prioritários que são: trabalhadores da saúde, educação, forças de segurança e salvamento, pessoas acima de 60 anos (divididas por fase e faixa etária), indígenas, pessoas com comorbidades, com deficiências permanentes severas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, transporte aéreo e portuários; e, ainda, população privada de liberdade e funcionários desse sistema.

As 700 mil doses adquiridas pelo estado são as produzidas pelo Instituto Butantan, destinadas para a vacinação do público da faixa etária de 20 a 59 anos que não estejam incluídos nos públicos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ambas serão aplicadas em duas doses, com intervalo de 30 dias entre uma e outra.

Para que a vacinação ocorra de forma segura e organizada, os profissionais da saúde de todos os municípios acreanos passarão, desde agora, por capacitação e treinamento, além da criação de estratégias específicas de vacinação em cada cidade.

Segundo a chefe de Imunização e Rede de Frios da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (SESACRE), Renata Quiles, a capacitação dos profissionais de saúde já foi iniciada nos municípios do baixo Acre e deve acontecer simultaneamente na próxima semana em Juruá e na regional do alto Acre.

“Essa capacitação tem previsão para acontecer de forma presencial, com um público mais restrito e em um outro momento, após encerrarmos com a forma presencial, estaremos realizando a capacitação à distância em forma de webconferência para alcançar o máximo de profissionais possíveis no estado”, disse. 

Por se tratar de uma vacina nova, onde a população pode ficar receosa quanto aos efeitos colaterais, a coordenadora de imunização enfatizou que as equipes estarão preparadas para lidar com possíveis reações adversas.

A secretária municipal de Saúde de Mâncio Lima e membro da Diretoria Executiva do Consellho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Acre (COSEMS/AC), Joice Mota, destacou que os municípios ainda aguardam informações técnicas sobre a vacina para que as equipes possam começar a trabalhar de forma operacional.

“O estado planeja de forma estratégica a chegada da vacina e alguns insumos necessários aos municípios, para que estes possam fazer chegar a vacinação nas pessoas, inclusive nas zonas ribeirinhas e zonas rurais. Claro que cada município adotará estratégias específicas de acordo com a realidade local”, ressaltou. 

Anvisa inicia análise para autorização de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19

Casos da Covid-19 dobram em um mês no estado de Alagoas

A entrega de vacinas deve acontecer de forma ampliada, como destacou a chefe de Imunização e Rede de Frios da Secretaria de Saúde do Estado. “Municípios isolados, comunidades ribeirinhas, o governo do estado está disponibilizando aeronaves para ter maior agilidade nessa distribuição. A ideia é que os 22 municípios do estado sejam abastecidos simultaneamente”, afirmou Quiles.

Rede de Frio estruturada

Com a preparação para a chegada da vacina para a Covid-19, o estado ampliou sua capacidade de armazenagem da Rede de Frio, que era de 600 mil imunizantes. Segundo a Chefe de Imunização e Rede, ao final dos processos de estruturação o estado terá capacidade final de armazenamento de 1,6 milhão de doses, que também ampliarão o recebimento das vacinas de rotina.

Desde 2019, o governo já vinha investindo na organização da distribuição de vacinas e, em 2020, na ampliação da Rede de Frio com a aquisição de refrigeradores modernos.

O infectologista e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Alan Areal, destacou a importância do alinhamento entre os governos para a vacinação. “A gente torce como profissional que está na linha de frente da pandemia que os prefeitos, governadores e todos os líderes do nosso País possam estar coesos, unidos, independentes de questões partidárias, para que essa vacina possa chegar mais rápido e de forma mais acessível à nossa população”, afirmou. 

O Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 é organizado baseando-se em 8 diretrizes: avaliação da situação epidemiológica e definição da população-alvo para vacinação, capacitação e treinamento de profissionais, estrutura, cadeia de frio e recursos disponíveis, vacinas Covid-19, farmacovigilância, sistema de informações, operacionalização para vacinação e monitoramento, supervisão e avaliação.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.