Data de publicação: 05 de Agosto de 2020, 15:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:28h
Com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil, integrantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), juntamente com o Fórum IMBRICS e à Associação Paulista de Municípios (APM), atuam em uma cooperação técnica internacional para elaborar propostas e políticas públicas que devem ser adotadas por municípios na retomada do desenvolvimento e preservação de vidas.
No Brasil, algumas universidades têm feito parcerias com esferas governamentais com o intuito de construir políticas de contenção da covid-19. Em São Paulo, por exemplo, pesquisadores de Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP) trabalham para desenvolver cooperação técnica internacional por meio do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas “Professor Doutor José Renato de Campos Araújo”.
O grupo deve atuar visando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela preservação de vidas, ao passo que se preocupam com a retomada econômica dos municípios em um cenário pós-pandemia. Até então, o trabalho tem se voltado para o mapeamento de ações do poder público no enfrentamento à crise para compor o acervo de informações do projeto.
Termo entre Fiocruz e AstraZeneca prevê produção de vacina no Brasil em dezembro
Estudo revela que amamentação no primeiro ano de vida é primordial por causar efeito positivo no cérebro
Covid-19: Aplicativo vai identificar pessoas próximas que testaram positivo para a doença
Para auxiliar nos resultados, prefeitos de 645 municípios paulistas contam com questionário elaborado pelo grupo para identificação de demandas e necessidades nas mais diversas realidades.
Todo o trabalho da cooperativa tenta envolver estudantes pesquisadores de Gestão de Políticas Públicas já engajados nas pautas dos municípios, professores especialistas da EACH/USP nos diversos eixos da gestão pública e Gestores egressos da Universidade.