Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

Fórum IMBRICS cria parceria com USP para atuar no combate à Covid-19 no Brasil

O objetivo é elaborar propostas e políticas públicas que devem ser adotadas por municípios na retomada do desenvolvimento e preservação de vidas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil, integrantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), juntamente com o Fórum IMBRICS e à Associação Paulista de Municípios (APM), atuam em uma cooperação técnica internacional para elaborar propostas e políticas públicas que devem ser adotadas por municípios na retomada do desenvolvimento e preservação de vidas.

No Brasil, algumas universidades têm feito parcerias com esferas governamentais com o intuito de construir políticas de contenção da covid-19. Em São Paulo, por exemplo, pesquisadores de Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP) trabalham para desenvolver cooperação técnica internacional por meio do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas “Professor Doutor José Renato de Campos Araújo”.

O grupo deve atuar visando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela preservação de vidas, ao passo que se preocupam com a retomada econômica dos municípios em um cenário pós-pandemia. Até então, o trabalho tem se voltado para o mapeamento de ações do poder público no enfrentamento à crise para compor o acervo de informações do projeto. 

Termo entre Fiocruz e AstraZeneca prevê produção de vacina no Brasil em dezembro

Estudo revela que amamentação no primeiro ano de vida é primordial por causar efeito positivo no cérebro

Covid-19: Aplicativo vai identificar pessoas próximas que testaram positivo para a doença

Para auxiliar nos resultados, prefeitos de 645 municípios paulistas contam com questionário elaborado pelo grupo para identificação de demandas e necessidades nas mais diversas realidades.

Todo o trabalho da cooperativa tenta envolver estudantes pesquisadores de Gestão de Políticas Públicas já engajados nas pautas dos municípios, professores especialistas da EACH/USP nos diversos eixos da gestão pública e Gestores egressos da Universidade. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.