Agência Brasil
Agência Brasil

Famílias de 61 municípios do semiárido nordestino serão incluídas no Programa Fomento Rural

A iniciativa incentiva as famílias a ampliarem e diversificarem a produção de alimentos e outras atividades que geram renda

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE BRASIL


O governo federal quer fortalecer o Programa Fomento Rural e, para isso, vai incluir famílias de 61 municípios de Alagoas, Sergipe, Piauí e Pernambuco no programa, cujo objetivo é incentivar a geração de renda pela produção própria da família, melhorar as condições de vida e atingir a emancipação do Bolsa Família. 

O Programa Fomento Rural é uma das políticas públicas voltadas para a superação da pobreza nas áreas rurais. A iniciativa incentiva as famílias a ampliarem e diversificarem a produção de alimentos e outras atividades que geram renda, garantindo melhoria na segurança alimentar e nutricional. 

Renda Brasil deve mirar na redução do desemprego, diz ministro da Cidadania

Ministério da Agricultura promove campanha para incentivar e divulgar a produção orgânica

Agricultura familiar tem mais recursos e menos juros no Plano Safra 2020/2021

As famílias incluídas podem desenvolver projetos no âmbito agrícola, como a criação de pequenos animais e cultivo de hortas, por exemplo, ou não-agrícolas, como artesanato e salão de beleza. 

A estimativa do governo é de que mais de 2,3 mil empregos diretos sejam gerados e que mais de 116 mil famílias rurais recebam orientações técnicas e repasse de recursos financeiros para o investimento em projetos produtivos. As famílias foram identificadas pela Embrapa e são consideradas extremamente pobres, com renda per capita mensal de até R$ 89. 

De acordo com o Ministério da Cidadania, após serem incluídas no programa, as famílias podem ter um aumento de renda médica em até R$ 170 mensais. Até agosto, o Programa Fomento Rural beneficiou mais de 282 mil famílias. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.