Agência Brasil
Agência Brasil

Estudo aponta que 53 mil habitantes do Rio Grande do Sul já tiveram o coronavírus

Números contrastam com dados oficiais confirmados, que apontam 28.171

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Dados mais recentes da pesquisa Epicovid19-RS apontam que um a cada 214 habitantes do Rio Grande do Sul já foi infectada pelo novo coronavírus. O levantamento identificou que a proporção de pessoas com anticorpos para o vírus no estado cresceu de 0,18% para 0,47% no último mês. 

A estimativa do estudo é de que 53 mil gaúchos têm ou já tiveram a Covid-19. O número de casos pode ser menor, cerca de 32 mil, ou maior, 81 mil, ao se considerar a margem de erro. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado, o número de ocorrências confirmadas é de 28.171. 

Pela análise da evolução da doença no estado, o número de pessoas infectadas atualmente é cerca de dez vezes maior na comparação com o primeiro levantamento da pesquisa, realizada entre 11 e 13 de abril. A letalidade baseada no total de casos é de 1,1%. 

O levantamento é feito em parceria entre a Universidade Federal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Entre os sintomas mais relatados pelas pessoas nas entrevistas estão tosse, dor de garganta e alteração do olfato e do paladar.

Com marco do saneamento, senador Luis Carlos Heinze espera melhorar índices “pífios” no RS

Receba nossos conteúdos em primeira mão.