Foto: SESI Canaã
Foto: SESI Canaã

Equipe do SESI Canaã Goiânia recebe prêmio de Melhor Proposta de Impacto Social em torneio de robótica com foco na prevenção à Covid-19

Grupo de alunos desenvolveu um adesivo para luvas capaz de estender a duração das propriedades do álcool em gel

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A equipe de garagem do SESI Canaã Goiânia, Aghaton, foi premiada no Torneio SESI de Robótica – Desafio Covid-19 com o prêmio de Melhor Proposta de Impacto Social. O grupo de seis alunos do ensino médio desenvolveu a Égide, um adesivo para luvas capaz de estender a duração das propriedades do álcool em gel. A ideia do projeto surgiu a partir da percepção dos estudantes de que as mãos são a principal forma de contágio da Covid-19. 

“Enxergamos a necessidade de criar uma solução que envolvesse a mão e a proteção dela. A Égide é importante para todas as pessoas que vão sair de casa para fazer alguma atividade. Por exemplo, pegar metrô, ônibus, ir ao supermercado, profissionais que trabalham na distribuição de alimentos. Essas pessoas precisam da Égide porque ela vai proteger as mãos da possível contaminação pela Covid-19”, explica o estudante participante da equipe Aghaton, Miguel Silva Dutra, de 17 anos. 

Na prática, o produto cria uma estrutura microporosa capaz de absorver o álcool em gel, evitar a evaporação e mantendo a sua funcionalidade por até três horas. O projeto é adaptável e há a possibilidade de uso em outras formas, como em tapetes sanitizantes, por exemplo. 

Miguel acredita que a Égide pode ser utilizada em massa pela população. “Ela (Égide) foi pensada justamente para ter escala industrial. Ela tem o menor custo possível, conseguimos manter a eficiência dela. Realmente pode ser produzida em larga escala”, completa. 

A equipe Aghaton é formada por membros de outros times de robótica, que já participaram de outros torneios. Lucas Souza, de 19 anos, era competidor das equipes de robótica do SESI. Ao saberem da Desafio Covid-19, os integrantes da Aghaton o convidaram para ser o técnico da equipe. “Não sou nenhum professor e técnico. Minha primeira experiência como técnico foi com essa equipe. Os meninos me chamaram e aceitei, já que já tinha idade suficiente”, diz. 

 



Outro prêmio para Goiânia

Além da equipe Aghaton, outro time competidor de Goiânia foi premiado no Torneio SESI de Robótica – Desafio Covid-19. A equipe TITANS, do SESI Planalto, desenvolveu o Limogel, álcool em gel à base de casca de laranja que evita incêndios e não resseca as mãos. O produto rendeu ao grupo o segundo lugar geral na competição, ficando atrás apenas da equipe do SESI Birigui, em São Paulo, que criou um filtro sanitizante para vasos sanitários.  

O Limogel é feito à base do limoneno – substancia encontrada na casca da laranja – capaz de afetar diferentes agentes patogênicos. A substância já havia sido submetida a testes contra alguns vírus como o da dengue, da febre amarela e da gripe aviária. Componente natural, o limoneno evita eventuais problemas trazidos pelo álcool em gel, já que a substância é atóxica e ininflamável.

Ao todo, sete equipes foram premiadas: primeiro, segundo e terceiro lugares no geral, e ainda prêmios para o Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Projeto em Criatividade e Inovação; Melhor Proposta de Empreendedorismo e, também, de Impacto Social.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.