Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 08 de Fevereiro de 2021, 23:00h, atualizado em 08 de Fevereiro de 2021, 22:25h
LOC.: Diante da difícil situação pandêmica enfrentada pelo Amazonas, alguns municípios do estado começaram a receber a instalação de usinas de oxigênio. Entre eles está Tabatinga, localizado na fronteira com a Colômbia. A usina, que deve apoiar o atendimento hospitalar dos pacientes infectados com o novo coronavírus, tem capacidade de produzir 26 metros cúbicos por hora.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, explica que a usina atenderá uma Unidade Básica de Saúde e uma maternidade. Segundo ele, o estado pretende ampliar a capacidade de produção de oxigênio por meio de usinas como essa, para atender, sobretudo, as cidades do interior.
TEC./SONORA: Wilson Lima, governador do Amazonas
“Temos previsão de instalação de 64 estruturas como essa. Até o momento, 19 já estão montadas e produzindo 8.280 metros cúbicos por dia. Isso nos dá uma tranquilidade em alguns municípios que já receberam essas estruturas.”
LOC.: Moradora de Tabatinga, a empresária Raquel Gomes conta que o município, de fato, vive um momento difícil por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo ela, com as novas estruturas, outras localidades, inclusive pertencentes a países vizinhos, serão beneficiadas.
TEC./SONORA: Raquel Gomes, empresária
“Não são atendidos somente os brasileiros. São atendidos os peruanos que vivem na Ilha de Santa Rosa, pois lá eles não têm hospital e nenhum tipo de pronto socorro. E tem as pessoas de Letícia também, que muitas vezes são atendidas aqui. Pelo fato de sermos cidades irmãs, todos eles entram aqui. A situação de Tabatinga é muito difícil.”
LOC.: O material foi doado ao Ministério da Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês e pela Fundação Itaú. Além de Tabatinga, outros quatro municípios serão beneficiados com essa parceria, especificamente. São eles: Carauari, Eirunepé, Lábrea e Tefé.
Outros equipamentos também foram doados pela iniciativa privada, no caso pela União-BR. As usinas já foram entregues em Manaus e serão transportadas para Alvarães, Barcelos e Itacoatiara. Os três equipamentos têm capacidade para gerar 8, 11 e 5 metros cúbicos de gás/hora, respectivamente. O município de Itacoatiara também deve receber 15 concentradores de oxigênio doados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Reportagem, Marquezan Araújo