PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Em Araraquara, município no interior paulista, desde o início da pandemia os gestores de Saúde somam esforços para diminuir as ocorrências de Covid-19 e, principalmente, reduzir a letalidade da doença. Dos 1.536 registros do novo coronavírus no município, 16 evoluíram para óbito. A taxa letalidade na cidade é de 1%, enquanto no estado de São Paulo o índice é de 4,7%.
Epicentro da Covid-19 no país, São Paulo possui 439.446 casos confirmados e registrou 20.532 mortes até a noite da última quarta-feira (22), segundo o Ministério da Saúde. O número de óbitos no estado é maior do que as mortes somadas registradas nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste que, juntos, contabilizam 19.020 óbitos por conta do novo coronavírus.
A secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Aparecida, atribui o resultado satisfatório no município a uma política de testagem em massa e à rapidez na entrega dos diagnósticos da Covid-19. Ela afirma que profissionais de saúde monitoram regularmente os pacientes com o vírus e, em alguns casos, realizam visitas domiciliares para verificar a saúde dessas pessoas.
“Temos feito uma intervenção precoce e o monitoramento constante das pessoas com o vírus. Mesmo os pacientes que não são do grupo de risco, nós realizamos visitas domiciliares para a avaliação do quadro clínico”, diz a superintendente.
Além disso, ela afirma que as unidades de saúde do município adotam um protocolo que recomenda a internação de todas as pessoas a partir de 45 anos de idade que são diagnosticadas com a doença. “Internamos precocemente os pacientes que possuem vulnerabilidade, seja física ou social, e àqueles que integram o grupo de risco. As pessoas [diagnosticadas] partir dos 45 anos são internadas, porque verificamos uma alta letalidade nessa faixa etária”.
Pico da pandemia no Brasil deve ocorrer em agosto, segundo a OMS
No município baiano de Conceição do Coité, a baixa letalidade da Covid-19 também é comemorada pelos governantes locais, apesar do alto índice de infecção da doença. Até a última quarta-feira (22), segundo a prefeitura da cidade, havia 705 casos confirmados e 5 mortes por conta do novo coronavírus. O secretário de Saúde da cidade, Túlio Carneiro, afirma que o baixo número de mortes se dá, principalmente, pela aplicação de restrições no deslocamento de pessoas e também pela fiscalização a estabelecimentos comerciais.
“Imediatamente nós estabelecemos o isolamento social, publicamos decretos com toque de recolher e com a permissão de abertura apenas de estabelecimentos essenciais. Além disso, ampliamos a fiscalização da Vigilância Sanitária.”
A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Coité também monitora os pacientes infectados. A pasta disponibiliza um serviço de atendimento por telefone para que os cidadãos marquem consultas e tirem dúvidas em relação sobre a Covid-19.
Até a próxima segunda-feira (27), está em vigor um toque de recolher no município, que ocorre entre 19h e 5h da manhã para que a população permaneça em casa. O trânsito de ambulâncias, carros oficiais, profissionais de saúde em serviço, entre outros, ficaram de fora das regras do decreto.
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2024 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE