LOC.: As usinas offshore são a grande promessa da exploração de energias renováveis na costa brasileira. No modelo, as turbinas eólicas ou placas solares são instaladas em alto mar e não em terra. Apesar de ainda não possuir nenhuma usina offshore, o Brasil tem um grande potencial para instalação dessas estruturas, como afirma a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, a ABEEólica, Elbia Gannoum.
TEC./SONORA: Elbia Gannoum, presidente da ABEEólica.
“O Brasil também tem um vento excepcional no mar. Então há uma grande possibilidade de iniciar com esse investimento logo. E o estado do Rio Grande do Norte é um dos melhores potenciais para essa produção. Então nós devemos começar com os investimentos a partir de um leilão que estamos organizando para o ano que vem. E no final desta década, veremos também os aerogeradores no mar.”
LOC.: Para regulamentar a produção offshore de energia eólica e de outros tipos e atrair investimentos, tramita no Senado o projeto de lei 576/2021. O relator da proposta, senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte, defendeu a importância da medida para a indústria nacional.
TEC./SONORA: senador Jean Paul Prates, PT-RN.
“É preciso recuperar a capacidade industrial do Brasil e isso deve ser feito a partir de políticas públicas, mas também com leis e regulamentos mais modernos.”
LOC.: Atualmente, o projeto que regulamenta a produção offshore de energia está na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.
Reportagem, Paloma Custódio